AS REPRESENTAÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO FINAL DO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PERIÓDICO “A MÃI DE FAMILIA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79429

Palavras-chave:

Infância; Educação; Instituições de Educação Infantil; Representações.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de implantação das primeiras instituições de educação infantil no Brasil e os debates sobre esse atendimento, a partir da imprensa carioca no final do século XIX. O aporte teórico-metodológico fundamenta-se na Nova História Cultural e utiliza o conceito de representação elaborado por Roger Chartier para problematizar as questões relacionadas à infância e sua educação no final do século XIX. Trata-se de uma análise documental realizada no periódico “A Mãi de Familia (1879-1888)”. Com esta pesquisa foi possível constatar que a educação infantil desse período teve como propósito a civilização da infância carioca.

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Biografia do Autor

Juliana de Mello Moraes, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, jmmoraes@furb.br

Doutora em História pela Universidade do Minho. Fez estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa e na Universidade Federal do Paraná. É Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de História e Geografia da Universidade Regional de Blumenau, - FURB, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Claudinete de Fátima Oliveira, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, claudineteo@furb.br

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Guarapuava, Paraná, Brasil.

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

MORAES, J. de M.; OLIVEIRA, C. de F. AS REPRESENTAÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO FINAL DO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PERIÓDICO “A MÃI DE FAMILIA”. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1377–1391, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79429. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79429. Acesso em: 21 nov. 2024.