FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO ESCOLAR E O ENTRELAÇAMENTO COM OS SABERES E FAZERES DA DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78869Palavras-chave:
Formação Docente; Formação Continuada; Saberes da Docência; Práticas Pedagógicas.Resumo
O estudo analisa a construção de saberes docentes e sua relação com a experiência individual, por meio de uma pesquisa-ação crítico-colaborativa, com enfoque na escuta sensível. Realizada em uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Santa Maria/RS, a pesquisa envolveu oito professoras. A reflexão teórica baseia-se em Maturana e Varela (2001) e Tardif (2014). Os resultados indicam que a postura e a maneira com as quais o professor conduz a sua prática pedagógica está fortemente vinculada às relações vividas com o mundo e destacam a importância da formação contínua em âmbito escolar, pois este se constitui como momento potente para o professor interagir com seus pares, dividir suas angústias, partilhar desafios e ressignificar saberes e fazeres.
Palavras-chave: Formação Docente. Formação Continuada. Saberes da Docência. Práticas Pedagógicas.
Downloads
Referências
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. 3.ed. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.
BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 23 jan. 2023.
JESUS, D. M. O que nos impulsiona a pensar a Pesquisa-ação colaborativo-crítica como possibilidade de instituição de práticas mais inclusivas? In: BAPTISTA, Claudio R.; CAIADO, Katia R. M.; JESUS, Denise M. (orgs.). Educação Especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2008. p. 139-159.
MASSCHELEIN, J; SIMONS, M. Em Defesa da Escola: uma questão pública. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
MATURANA, H; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VASCONCELLOS, M. J. E. Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas: Ed. Papirus, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Clarissa Medianeira Caxambú da Rosa de Souza, Fabiane Romano de Souza Bridi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.