AS INTERFACES DA FIGURA DO PROFESSOR: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA (DES)PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.65170Resumo
O presente artigo, inicialmente, tem por finalidade discutir acerca das interfaces da figura docente, no que concerne à ética profissional, ao processo de (des)profissionalização e aos caminhos e descaminhos percorridos, assim como visa apresentar os percursos dessa formação, apontando os dilemas, possibilidades, embates e ajustes. Nesse sentido, buscamos aclarar e responder esses tensionamentos, os quais são fortemente evidenciados na contemporaneidade. Portanto, alguns questionamentos circunscrevem este artigo, a saber: como a formação ética profissional é construída? De que forma a (des)profissionalização impacta na constituição da ética profissional e quais os desafios enfrentados nesse contexto educacional frente a essas demandas na trajetória docente? Ademais, os construtos teóricos coadunam a partir dos pressupostos de Sacristán (1995), Kleiman (2001), Tardif (2014), Reis (2020) e demais autores, que colaboram para o escopo do texto. Por fim, este artigo elucida que a profissionalização e a ética profissional são elementos fundamentais e integrados às práticas docentes e à formação no enfrentamento à desprofissionalização.
PALAVRAS-CHAVE: Ética Profissional. (Des)profissionalização. Formação Docente. Trajetória Docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.