FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO ESCOLAR E O ENTRELAÇAMENTO COM OS SABERES E FAZERES DA DOCÊNCIA

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78869

Mots-clés :

Formação Docente; Formação Continuada; Saberes da Docência; Práticas Pedagógicas.

Résumé

O estudo analisa a construção de saberes docentes e sua relação com a experiência individual, por meio de uma pesquisa-ação crítico-colaborativa, com enfoque na escuta sensível. Realizada em uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Santa Maria/RS, a pesquisa envolveu oito professoras. A reflexão teórica baseia-se em Maturana e Varela (2001) e Tardif (2014). Os resultados indicam que a postura e a maneira com as quais o professor conduz a sua prática pedagógica está fortemente vinculada às relações vividas com o mundo e destacam a importância da formação contínua em âmbito escolar, pois este se constitui como momento potente para o professor interagir com seus pares, dividir suas angústias, partilhar desafios e ressignificar saberes e fazeres.

Palavras-chave: Formação Docente. Formação Continuada. Saberes da Docência. Práticas Pedagógicas.

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Clarissa Medianeira Caxambú da Rosa de Souza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, ccaxambu@gmail.com

Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS. Doutoranda em Educação na Linha de Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Membro participante do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão – NUEPEI/UFSM.

Fabiane Romano de Souza Bridi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil , fabianebridi@gmail.com

Professora Associada do Departamento de Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão – NUEPEI/UFSM.

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Publié-e

2024-09-03

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SOUZA, C. M. C. da R. de; BRIDI, F. R. de S. FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO ESCOLAR E O ENTRELAÇAMENTO COM OS SABERES E FAZERES DA DOCÊNCIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1295–1309, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.78869. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78869. Acesso em: 21 nov. 2024.