FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO ESCOLAR E O ENTRELAÇAMENTO COM OS SABERES E FAZERES DA DOCÊNCIA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78869Mots-clés :
Formação Docente; Formação Continuada; Saberes da Docência; Práticas Pedagógicas.Résumé
O estudo analisa a construção de saberes docentes e sua relação com a experiência individual, por meio de uma pesquisa-ação crítico-colaborativa, com enfoque na escuta sensível. Realizada em uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Santa Maria/RS, a pesquisa envolveu oito professoras. A reflexão teórica baseia-se em Maturana e Varela (2001) e Tardif (2014). Os resultados indicam que a postura e a maneira com as quais o professor conduz a sua prática pedagógica está fortemente vinculada às relações vividas com o mundo e destacam a importância da formação contínua em âmbito escolar, pois este se constitui como momento potente para o professor interagir com seus pares, dividir suas angústias, partilhar desafios e ressignificar saberes e fazeres.
Palavras-chave: Formação Docente. Formação Continuada. Saberes da Docência. Práticas Pedagógicas.
Téléchargements
Références
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. 3.ed. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.
BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 23 jan. 2023.
JESUS, D. M. O que nos impulsiona a pensar a Pesquisa-ação colaborativo-crítica como possibilidade de instituição de práticas mais inclusivas? In: BAPTISTA, Claudio R.; CAIADO, Katia R. M.; JESUS, Denise M. (orgs.). Educação Especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2008. p. 139-159.
MASSCHELEIN, J; SIMONS, M. Em Defesa da Escola: uma questão pública. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
MATURANA, H; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VASCONCELLOS, M. J. E. Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas: Ed. Papirus, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Clarissa Medianeira Caxambú da Rosa de Souza, Fabiane Romano de Souza Bridi 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.