FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO ESCOLAR E O ENTRELAÇAMENTO COM OS SABERES E FAZERES DA DOCÊNCIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78869

Mots-clés :

Formação Docente; Formação Continuada; Saberes da Docência; Práticas Pedagógicas.

Résumé

O estudo analisa a construção de saberes docentes e sua relação com a experiência individual, por meio de uma pesquisa-ação crítico-colaborativa, com enfoque na escuta sensível. Realizada em uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Santa Maria/RS, a pesquisa envolveu oito professoras. A reflexão teórica baseia-se em Maturana e Varela (2001) e Tardif (2014). Os resultados indicam que a postura e a maneira com as quais o professor conduz a sua prática pedagógica está fortemente vinculada às relações vividas com o mundo e destacam a importância da formação contínua em âmbito escolar, pois este se constitui como momento potente para o professor interagir com seus pares, dividir suas angústias, partilhar desafios e ressignificar saberes e fazeres.

Palavras-chave: Formação Docente. Formação Continuada. Saberes da Docência. Práticas Pedagógicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Clarissa Medianeira Caxambú da Rosa de Souza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, ccaxambu@gmail.com

Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS. Doutoranda em Educação na Linha de Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Membro participante do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão – NUEPEI/UFSM.

Fabiane Romano de Souza Bridi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil , fabianebridi@gmail.com

Professora Associada do Departamento de Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão – NUEPEI/UFSM.

Références

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. 3.ed. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.

BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 23 jan. 2023.

JESUS, D. M. O que nos impulsiona a pensar a Pesquisa-ação colaborativo-crítica como possibilidade de instituição de práticas mais inclusivas? In: BAPTISTA, Claudio R.; CAIADO, Katia R. M.; JESUS, Denise M. (orgs.). Educação Especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2008. p. 139-159.

MASSCHELEIN, J; SIMONS, M. Em Defesa da Escola: uma questão pública. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

MATURANA, H; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

VASCONCELLOS, M. J. E. Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas: Ed. Papirus, 2013.

Téléchargements

Publié-e

2024-09-03

Comment citer

SOUZA, C. M. C. da R. de; BRIDI, F. R. de S. FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO ESCOLAR E O ENTRELAÇAMENTO COM OS SABERES E FAZERES DA DOCÊNCIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1295–1309, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.78869. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78869. Acesso em: 27 sept. 2024.