LA FORMACIÓN DOCENTE EN EL CONTEXTO ESCOLAR Y EL ENTRELAZAMIENTO CON LOS CONOCIMIENTOS Y LAS ACCIONES DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.78869Palabras clave:
Formación Docente; Formación Continua; Enseñanza del Conocimiento; Prácticas Pedagógicas.Resumen
El estudio analiza la construcción de saberes docentes y su relación con la experiencia individual a través de una investigación-acción crítico-colaborativa, con énfasis en la escucha sensible. Realizada en una Escuela de Educación Primaria de la Red Municipal de Santa Maria/RS, la investigación involucró a ocho profesores. La reflexión teórica se basa en Maturana y Varela (2001) y Tardif (2014). Los resultados indican que la postura y la manera en que el docente conduce su práctica pedagógica están fuertemente vinculadas a las relaciones vividas con el mundo y destacan la importancia de la formación continua en el ámbito escolar, ya que se constituye como un momento potente para que los profesores interactúen con sus pares, compartan sus inquietudes, enfrenten desafíos y resignifiquen sus saberes y haceres.
Keywords: Teacher Training. Continuing Training. Teaching Knowledge. Pedagogical Practices.
Descargas
Citas
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. 3.ed. Brasília: Líber Livro Editora, 2004.
BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm. Acesso em: 23 jan. 2023.
JESUS, D. M. O que nos impulsiona a pensar a Pesquisa-ação colaborativo-crítica como possibilidade de instituição de práticas mais inclusivas? In: BAPTISTA, Claudio R.; CAIADO, Katia R. M.; JESUS, Denise M. (orgs.). Educação Especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2008. p. 139-159.
MASSCHELEIN, J; SIMONS, M. Em Defesa da Escola: uma questão pública. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
MATURANA, H; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VASCONCELLOS, M. J. E. Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas: Ed. Papirus, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Clarissa Medianeira Caxambú da Rosa de Souza, Fabiane Romano de Souza Bridi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.