A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCAT: UM DEBATE NA PERSPECTIVA MATERIALISTA DIALÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78706Palavras-chave:
Formação Docente; Educação Física; Identidade Docente.Resumo
Este artigo é parte da Dissertação de Mestrado, cujo título é “A Formação inicial docente no curso de Educação Física da UFCAT: a relação dos dizeres dos estudantes com os documentos curriculares pedagógicos”. O estudo problematiza a formação inicial do profissional da área de Educação Física e investiga os sentidos atribuídos pelos licenciandos do curso de Educação Física da UFCAT em “ser docente”, com ênfase na maneira como estes estudantes compreendem seu percurso de graduação, as perspectivas sobre a profissão docente e a formação inicial. Consideramos que a identidade do docente de Educação Física se relaciona com o pertencimento ao campo da Educação, sendo ela formal ou não formal. Neste artigo, apresentamos apenas parte das discussões feitas na dissertação a partir do corpus de análise, a saber: 1.questionário respondido voluntariamente por estudantes do quarto ao oitavo período do curso de graduação em Educação Física da UFCAT; 2. Grupo focal realizado com oito estudantes que se dispuseram a participar. Como aporte teórico e metodológico, apoiamo-nos na teoria materialista histórico-dialética para as discussões e na teoria bakhtiniana para analisar os sentidos nos dizeres obtidos no grupo focal.
Downloads
Referências
ANES, R. R. M. As concepções de professor e suas influências para a formação docente em Educação Física. 2013, 228 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Goiânia, 2013.
BAKHTIN, M. Marxismo e a filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo:Hucitec, 2006
CAVALCANTI, A. de S.. Olhares epistemológicos e a pesquisa educacional na formação de professores de ciências. Rev. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 4, p. 983-998 out./dez. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014121459.
CIAMPA, A. da C. Identidade. In: LANE, Silvia T. M.; CODO, Wanderley (Orgs.).Psicologia Social: o homem em movimento. 8. ed. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 1989. p. 58-75.
CHAGAS, R. de A. Formação inicial e construção da identidade profissional do professor: um estudo do curso de licenciatura em Educação Física da UFG.2010. 178 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Goiânia, 2010.
CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A.. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, v. 7, n. 7, 2012.p. 251-266.
FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FREIRE, P. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 33. ed. – Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.
GATTI, B, A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Série Pesquisa em Educação, v. 10. Brasília-DF, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2165790/mod_resource/content/1/GATTI%2C%20Bernadete.%20Grupo%20focal%20na%20pesquisa%20em...%20Cap.%20I%20e%20II.pdf.Acesso em: 20 out. 2021.
MARINHO, B. R. A formação do professor reflexivo sob o olhar da epistemologia marxiana. 2009. 135 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/102207.Acesso em: 20 mar. 2021.
MARX, K.; ENGELS, F.A ideologia alemã: a crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner.Tradução de Milton Camargo Mota. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
OLIVEIRA-SILVA, I. ; OLIVEIRA, R. J. de; GUIMARÃES, J. da S.Diretrizes Curriculares Nacionais: qual o caminho para Educação Física?
Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science.v.5, n.3, jul.- dez. 2016 p. 271-278. Disponível em: https://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2054.
PAULO NETTO, J. Introdução ao estudo de método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
PINHEIRO, M. do C. M.; OLIVEIRA, S. R.; STORCK, C. M.O PIBID no processo de tornar-se professora de Educação Física. Anais 5º CONPEEX –Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão – UFG/RC. 2019. p. 518-523. Disponível em:https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/572/o/5conpeex_final_anais.pdf.Acessoem: 07 mar. 2021.
SAMPAIO, J. F. S.; FERREIRA, A. C. P. Ginástica geralcomo conteúdo formativo nas aulas de Educação Física escolar: focando experiências asmetodológicas do PIBID da UFG-RC. 2017. 25p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)– Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2017.
SAVIANI, D.. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1995.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOARES, C. L. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginásticafrancesa no séculoXIX.2. ed. rev. - Campinas, SP:Autores associados,2002.
SOARES, C. L. Educação Física: raízes europeias e Brasil. 3. ed. - Campinas, SP:AutoresAssociados, 2004.
SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2009.
SILVA, K. A. C. P. C. da. Epistemologia da práxis na formação de professores:perspectiva crítico-emancipadora. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2018.
TAFFAREL, C. N. Z. Formação de professores de Educação Física: Diretrizes para a formação unificada. Revista Kinesis – Universidade Federal de Santa Maria (UFMS), v.30, n.1, jan./jun. 2012. p. 95-133.
TAFFAREL, C. N. Z.. Formação profissional e as diretrizes curriculares do rogramanacional
e graduação: o assalto às consciências e o amoldamento subjetivo. Revista daEducação Física/UEM 9(1):13-23, 1998. Disponível em:https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3823. Acesso em: 05 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Francisco Silva Sampaio, Mariana Batista do Nascimento Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.