A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCAT: UM DEBATE NA PERSPECTIVA MATERIALISTA DIALÉTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78706

Palavras-chave:

Formação Docente; Educação Física; Identidade Docente.

Resumo

Este artigo é parte da Dissertação de Mestrado, cujo título é “A Formação inicial docente no curso de Educação Física da UFCAT: a relação dos dizeres dos estudantes com os documentos curriculares pedagógicos”. O estudo problematiza a formação inicial do profissional da área de Educação Física e investiga os sentidos atribuídos pelos licenciandos do curso de Educação Física da UFCAT em “ser docente”, com ênfase na maneira como estes estudantes compreendem seu percurso de graduação, as perspectivas sobre a profissão docente e a formação inicial. Consideramos que a identidade do docente de Educação Física se relaciona com o pertencimento ao campo da Educação, sendo ela formal ou não formal. Neste artigo, apresentamos apenas parte das discussões feitas na dissertação a partir do corpus de análise, a saber: 1.questionário respondido voluntariamente por estudantes do quarto ao oitavo período do curso de graduação em Educação Física da UFCAT; 2. Grupo focal realizado com oito estudantes que se dispuseram a participar. Como aporte teórico e metodológico, apoiamo-nos na teoria materialista histórico-dialética para as discussões e na teoria bakhtiniana para analisar os sentidos nos dizeres obtidos no grupo focal.

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Biografia do Autor

José Francisco Silva Sampaio, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, jfssampaio.efe@gmail.com

Doutorando em Educação Física (PPGEF/CEFD/UFES). Mestre em Educação (FAE/PPGEDUC/UFCAT - 2022). Especialista em Educação Física Escolar (UFG/RC - 2019) e Licenciado em Educação Física (UFG/RC - 2017). Atualmente investiga Pedagogia Universitária, Docência no Ensino Superior e Didática, desenvolvendo estudos na Linha de Pesquisa de Educação Física, Cotidiano, Currículo e Formação Docente. as.

Mariana Batista do Nascimento Silva, Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil, marianabatista@ufcat.edu.br

Graduada em letras- licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. Mestra em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2008) e Doutora em Educação na mesma instituição. Foi professora efetiva do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia por seis anos. Atualmente é docente efetiva da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), onde atua na graduação (curso de Pedagogia), especialmente nas disciplinas de ensino de língua portuguesa e literatura; também atua no Mestrado em Educação na linha de Letramentos e Educação Popular, nessa mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, de Pedagogia, com ênfase em ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Metodologias de Ensino, História da Educação e Políticas Públicas.

 

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

SAMPAIO, J. F. S.; SILVA, M. B. do N. A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFCAT: UM DEBATE NA PERSPECTIVA MATERIALISTA DIALÉTICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1845–1860, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.78706. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78706. Acesso em: 21 dez. 2024.