FORMAÇÃO CONTINUADA E AÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES PARA A EFETIVAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.74991Resumo
O presente artigo tem o objetivo principal de refletir sobre a constituição da ação docente com crianças de até 5 anos de idade na Educação Infantil à luz da formação continuada. De modo particular, a atuação docente só se efetiva quando é envolvida por uma formação sólida em relação às intenções educativas com crianças e, também, pela necessidade de atender as demandas atuais e os desafios apresentados ao ensino em contextos contemporâneos. A oportunização de formações continuadas favorece o(a) professor(a) ao oferecer melhores condições para um trabalho de mais qualidade. Por meio do estudo bibliográfico realizado a partir de Adorno, Benjamin, Kramer, Kishimoto, entre outros, encontramos a importância de considerar que momentos de autorreflexão docente e ação ética do(a) professor(a) configuram o caminho para que a aprendizagem realmente se efetive no cotidiano educativo infantil.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil; Formação Continuada; Ação docente; Contemporaneidade.
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