FORMAÇÃO CONTINUADA E AÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES PARA A EFETIVAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.74991

Resumo

O presente artigo tem o objetivo principal de refletir sobre a constituição da ação docente com crianças de até 5 anos de idade na Educação Infantil à luz da formação continuada. De modo particular, a atuação docente só se efetiva quando é envolvida por uma formação sólida em relação às intenções educativas com crianças e, também, pela necessidade de atender as demandas atuais e os desafios apresentados ao ensino em contextos contemporâneos. A oportunização de formações continuadas favorece o(a) professor(a) ao oferecer melhores condições para um trabalho de mais qualidade. Por meio do estudo bibliográfico realizado a partir de Adorno, Benjamin, Kramer, Kishimoto, entre outros, encontramos a importância de considerar que momentos de autorreflexão docente e ação ética do(a) professor(a) configuram o caminho para que a aprendizagem realmente se efetive no cotidiano educativo infantil.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil; Formação Continuada; Ação docente; Contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Leite Pereira Montanher, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, vleitepereira0@gmail.com

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2022/2023). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Positivo (UP/Curitiba) (2019), Especialista em Gestão Escolar (2013) e Especialista em Educação Especial (2009), pela Faculdade do Centro do Paraná (UCP/Pitanga). Graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (UCB-RJ) (2009) e em Serviço Social pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Apucarana) (2013). Docente do Ensino Fundamental e da Educação Infantil no Município de Arapongas (PR) (desde 2006).

Marta Regina Furlan, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil, mfurlan.uel@gmail.com

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2021). Doutorado em Educação (2011) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Professora avaliadora da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora Associada do Departamento de Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

MONTANHER, V. L. P.; FURLAN, M. R. FORMAÇÃO CONTINUADA E AÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES PARA A EFETIVAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 1, p. 61–72, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i1.74991. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74991. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos