CONSTRUÇÃO DE DIALOGICIDADE INTERCULTURAL NA PRÁTICA DA VINCULAÇÃO COMUNITÁRIA NO MÉXICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79427

Palavras-chave:

Diálogo Comunitário; Educação Intercultural; Universidade Indígena do México.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise das experiências construídas sobre o diálogo intercultural nas práticas da vinculação comunitária, realizadas pela Universidade Intercultural del Estado de Puebla, México, através de imersões com estudantes indígenas, em suas comunidades, no processo ensino-aprendizado interdisciplinar. O marco teórico conceitual de entendimento da interculturalidade torna-se possível pela leitura da dialogicidade paulofreireana, para compreender o diálogo de saberes e seus alcances práticos no México. A metodologia estrutura-se na revisão documental para a apresentação do Modelo de Educação Intercultural, suas políticas que conduzem à criação de Universidades Interculturais e a execução do projeto de vinculação comunitária como eixo formador nessas instituições; recuperam-se dados recopilados em projetos que foram desenvolvidas pela metodologia da pesquisa-acao-participativa e realizados com êxito durante o trabalho desenvolvido na Universidade Intercultural del Estado de Puebla. Os resultados trazem achados importantes para dialogar sobre a diversidade de modos de interações geradas no decorrer das práticas desenvolvidas no município de Pahuatlán Del Valle e em comunidades indígenas na Serra norte de Puebla México.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilma de Jesus Desidério, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil, professoraedijesus@gmail.com

Doutora em Geografia pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Pós-Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras (CNPq, UNIOESTE). Docente e pesquisadora em Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Campus Sertão, Delmiro Gouveia, Alagoas, Brasil.

María del Rocío Echeverría González, Centro de Investigaciones Económicas, Administrativas y Sociales – Instituto Politécnico Nacional (CIECAS-IPN), Ciudad de México, México, roxio.echeverria2@gmail.com

Doctora en Ciencias Agrarias por la Universidad Autónoma Chapingo (UACH), adscrita al Centro de Investigaciones Económicas, Administrativas y Sociales de IPN (CIECAS-IPN). Miembro del Núcleo Académico de la Maestría en Desarrollo Comunitario e Intercultural de la Universidad Autónoma de Guerrero (UAGro), pertenece al Sistema Nacional de Investigadores (SNI-I) del CONAHCYT.

Juan Ruiz-Esparza, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracajú, Sergipe, Brasil, jruizesparza@academico.ufs.br

Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Adjunto no Departamento de Educação e Ciências Agrárias e da Terra, Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Sergipe, Brasil.

Referências

ANDER-EGG, E. Repensando la Investigación-Acción-Participativa. 4. ed. Argentina: Grupo editorial Lumen Hvmanitas, 2003. 160 p.

BENSASSON, L. Educación intercultural en México: por qué y para quién. In: BARONNET, B.; TAPIA, M. (coords.). Educación e interculturalidad. Política y políticas. México: CRIM-UNAM, 2013. cap. 2, p. 24-49.

BRASIL. Ministério da Economia. Assuntos: OCDE. O Brasil na OCDE, publicado 06 de abr. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/ocde/o-brasil-na-ocde. Acesso em: 16 set. 2024.

CASILLAS, L.; SANTINI, L. Universidad Intercultural Modelo Educativo. 2. ed. México: Coordinación General de Educación Intercultural y Bilingüe, 2009. 283p.

CORBETTA, S. et al. (org.). Educación intercultural bilingüe y enfoque de interculturalidad en los sistemas educativos latinoamericanos. Avances y desafíos. Santiago, Chile: Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL), Editorial UNICEF, 2018. 129 p.

DESIDÉRIO, E. Fronteiras de interculturalidade na integração das pessoas migrantes. Teoria e práticas de agenda intergovernamental e o direito ao acolhimento em Foz do Iguaçu/Brasil. 1. Ed. Porto Alegre: Editora FI, 2022. 129 p.

DE JESUS DESIDÉRIO, E. et al. (org.). Integrative Project of Converging Knowledge of Sustainability, with Focus on Migratory Processes, Pest Management and Practices of Traditional Medicine in an Educational Model of Interculturality. In: Leal Filho W. et al. (eds.) Sustainable Development Research and Practice in Mexico and Selected Latin American Countries. World Sustainability Series. Springer, Cham, 2018. DOI:10.1007/978-3-319-70560-6_25

DEARDORFF, D.; ARASARATNAM-SMITH, L. (eds.). Intercultural Competence in Higher Education: International Approaches, Assessment and Application. 1. ed. Londres: Routledge, 2017. 336 p.DOI: 10.4324/9781315529257. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/books/edit/10.4324/9781315529257/intercultural-competence-higher-education-darla-deardorff-lily-arasaratnam-smith. Acesso em: 17 set. 2024.

FLEURY, R. M. Intercultura, educação e movimentos sociais: A perspectiva de pesquisas desenvolvidas pelo núcleo mover. In: LOPES, A. R. C.; MACEDO, E. F.; ALVES, M. P. C. (orgs.). Cultura e política de currículo. São Paulo: Junqueira Marin, 2006. cap. 2, p. 11-34.

FREIRE, P. ¿Extensión o comunicación? 9. ed. México: Siglo XXI, 1979.

FREIRE, P. Pedagogía del oprimido, 53. Ed., México: Siglo XXI, 2000.

GREAVES, C. Propuestas indígenas frente al proyecto de integración nacional (1968-1994). In: ALVARADO, M.; RÍOS ZÚÑIGA, R. (coords.). Grupos marginados de la educación (siglos XIX y XX). México: Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación, Universidad Nacional Autónoma de México y Bonilla Artigas Editores, 2011. cap. 15, p. 501-525.

IBERO, UNIVERSIDAD IBEROAMERICANA CIUDAD DE MÉXICO. Programa de Interculturalidad y Asuntos Indígenas (PIAI), 2023. Disponível em: https://ibero.mx/programa-de-interculturalidad-y-asuntos-indigenas. Acesso em: 09 maio 2024.

INEGI, INSTITUTO NACIONAL DE ESTADÍSTICA Y GEOGRAFÍA. Estadísticas a propósito del Día Internacional de los Pueblos Indígenas. Comunicado de Prensa núm. 430/22, México: INEGI, 8 de agosto de 2022. Disponível em: https://www.inegi.org.mx/contenidos/saladeprensa/aproposito/2022/EAP_PueblosInd22.pdf. Acesso em: 07 maio 2024.

JIMÉNEZ-NARANJO, Y.; MENDOZA-ZUANY, R. La educación en México: una evaluación de política integral, cualitativa y participativa. Revista LiminaR. Estudios Sociales y Humanísticos, v.14, n. 1, p. 60-72, ener./jun. 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=74543269005. Acesso em: 17 set. 2023.

KOCHOSKA, J. Intercultural Dialogue as Powerful Instrument for Development of the Student's Intercultural Competence. Pedagogical Forum, v. 3, n. 3, jan. 2015. DOI: 10.15547/PF.2015.029.

LLOYD, M. La educación superior intercultural: crecimiento y crisis de identidad. Suplemento Campus Milenio. n. 1023, 30 nov., 2023. Disponível em: https://www.puees.unam.mx/lloyd/index.php?seccion=articulo&idart=4951. Acesso em: 07 maio 2024.

MARTÍNEZ, F. Limites etnográficos: una aproximación antropológica en tres experimentos creativos. Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología, n. 47, 2022. p. 97-118. Disponível em: https://doi.org/10.7440/antipoda47.2022.05. Acesso em: 07 maio 2024.

MÉXICO. El Plan Nacional de Desarrollo 2013-2018 (PND). Programa Especial de Educación Intercultural 2014-2018. Disponível em: https://www.gob.mx/cms/uploads/attachment/file/21230/11pe_educacion_intercultural.pdf. Acesso em: 09 maio 2024.

MÉXICO. Secretaría de Relaciones Exteriores. México en la OCDE. Boletín N. 2, publicado em: 01 de abril de 2021. Disponível em: https://www.gob.mx/sre/documentos/mexico-en-la-ocde-boletin-no-2?state=published. Acesso em: 16 set. 2024.

MORALES, M. Influencia y chocolate. Bernfeld para pensar la relación educativa desde la pedagogía social. Convergencias. Revista de Educación, Mendonza, v. 2, n. 4, p. 105-128, 2019. Disponível em: https://revistas.uncu.edu.ar/ojs3/index.php/convergencias/article/view/2209. Acesso em: 06 maio 2024.

MORIN, E. Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Santillana, Unesco, 1999. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000378091. Acesso em: 07 maio 2024.

NARRO ROBLES, J. Acuerdo por el que se establece el Programa Universitario de Estudios de la Diversidad Cultural y la Interculturalidad. Gazeta UNAM, Ciudad Universitaria: UNAM, 2014. Disponível em: https://www.nacionmulticultural.unam.mx/portal/puic/acuerdo_creacion_puic.html Acesso em: 07 maio 2024.

R'BOUL, H. Interculturally-Critical Digital Storytelling: Narrating and Promoting Social Justice, 2020. DOI: 10.4018/978-1-7998-5770-9.ch014.

R'BOUL, H.; DERVIN, F. Intercultural Communication Education and Research: Reenvisioning Fundamental Notions. 1st. ed. New York: Routledge, 2023. DOI: 10.4324/9781003395225.

ROMERO LEYVA, F. la vinculación comunitaria, una tarea primordial de las Universidades Interculturales, el caso de la Universidad Autónoma Indígena de México. SAPIENTIAE: Revista de Ciencias Sociais, Humanas e Engenharias, v. 8, n. 1, p. 140-151, 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=572773664012. Acesso em: 15 maio 2024.

SAFDAR, G. et al. Intercultural Relations in Canada. In: Berry J. W. (ed). Mutual Intercultural Relations. Culture and Psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 2017. cap. 17, p. 333-352. doi:10.1017/9781316875032.017

SEP, SECRETARIA DE EDUCACIÓN PÚBLICA. Razgos de Nuestra Diversidad. México: Coordinación General de Educación Intercultural y Bilingüe (CGEIB), 2008. Disponível em: https://dgeiib.basica.sep.gob.mx/files/fondo-editorial/educacion-intercultural/cgeib_00080.pdf. Acesso em: 08 abr. 2024.

UDG, UNIVERSIDAD DE GUADALAJARA. Educación Intercultural Grado Superior. CEAS. Disponível em: http://ceas.udg.mx/uaci/educacion-intercultural-grado-superior. Acesso em: 09 maio 2024.

UNESCO. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, Ciencia y la Cultura. Directrices de la Unesco para el reconocimiento, validación y acreditación de los resultados del aprendizaje no formal e informal. Instituto de la Unesco para el Aprendizaje a lo Largo de Toda la vida. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000216360_spa. Acesso em: 16 set. 2024.

VARGAS-HERNÁNDEZ, J. G. Socio-Intercultural Entrepreneurship Capability Building and Development. In: EL-AMIN, A. Implementing Diversity, Equity, Inclusion, and Belonging Management in Organizational Change Initiatives. Hershey, PA: IGI Global, p. 146-163, 2022. DOI: 10.4018/978-1-6684-4023-0.ch008

WALSH, C. Interculturalidad y (de)colonialidad: Perspectivas críticas y políticas. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 61-74, jan./dez., 2012. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/3412. Acesso em: 14 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

DESIDÉRIO, E. de J.; GONZÁLEZ, M. del R. E.; RUIZ-ESPARZA, J. CONSTRUÇÃO DE DIALOGICIDADE INTERCULTURAL NA PRÁTICA DA VINCULAÇÃO COMUNITÁRIA NO MÉXICO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1392–1412, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79427. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79427. Acesso em: 27 set. 2024.