CONSTRUÇÃO DE DIALOGICIDADE INTERCULTURAL NA PRÁTICA DA VINCULAÇÃO COMUNITÁRIA NO MÉXICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79427

Palavras-chave:

Diálogo Comunitário; Educação Intercultural; Universidade Indígena do México.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise das experiências construídas sobre o diálogo intercultural nas práticas da vinculação comunitária, realizadas pela Universidade Intercultural del Estado de Puebla, México, através de imersões com estudantes indígenas, em suas comunidades, no processo ensino-aprendizado interdisciplinar. O marco teórico conceitual de entendimento da interculturalidade torna-se possível pela leitura da dialogicidade paulofreireana, para compreender o diálogo de saberes e seus alcances práticos no México. A metodologia estrutura-se na revisão documental para a apresentação do Modelo de Educação Intercultural, suas políticas que conduzem à criação de Universidades Interculturais e a execução do projeto de vinculação comunitária como eixo formador nessas instituições; recuperam-se dados recopilados em projetos que foram desenvolvidas pela metodologia da pesquisa-acao-participativa e realizados com êxito durante o trabalho desenvolvido na Universidade Intercultural del Estado de Puebla. Os resultados trazem achados importantes para dialogar sobre a diversidade de modos de interações geradas no decorrer das práticas desenvolvidas no município de Pahuatlán Del Valle e em comunidades indígenas na Serra norte de Puebla México.

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Biografia do Autor

Edilma de Jesus Desidério, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil, professoraedijesus@gmail.com

Doutora em Geografia pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Pós-Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteiras (CNPq, UNIOESTE). Docente e pesquisadora em Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Campus Sertão, Delmiro Gouveia, Alagoas, Brasil.

María del Rocío Echeverría González, Centro de Investigaciones Económicas, Administrativas y Sociales – Instituto Politécnico Nacional (CIECAS-IPN), Ciudad de México, México, roxio.echeverria2@gmail.com

Doctora en Ciencias Agrarias por la Universidad Autónoma Chapingo (UACH), adscrita al Centro de Investigaciones Económicas, Administrativas y Sociales de IPN (CIECAS-IPN). Miembro del Núcleo Académico de la Maestría en Desarrollo Comunitario e Intercultural de la Universidad Autónoma de Guerrero (UAGro), pertenece al Sistema Nacional de Investigadores (SNI-I) del CONAHCYT.

Juan Ruiz-Esparza, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracajú, Sergipe, Brasil, jruizesparza@academico.ufs.br

Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Adjunto no Departamento de Educação e Ciências Agrárias e da Terra, Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, Sergipe, Brasil.

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Publicado

2024-09-25

Como Citar

DESIDÉRIO, E. de J.; GONZÁLEZ, M. del R. E.; RUIZ-ESPARZA, J. CONSTRUÇÃO DE DIALOGICIDADE INTERCULTURAL NA PRÁTICA DA VINCULAÇÃO COMUNITÁRIA NO MÉXICO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1392–1412, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79427. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79427. Acesso em: 24 dez. 2024.