CONSTRUÇÃO DE DIALOGICIDADE INTERCULTURAL NA PRÁTICA DA VINCULAÇÃO COMUNITÁRIA NO MÉXICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79427Palavras-chave:
Diálogo Comunitário; Educação Intercultural; Universidade Indígena do México.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise das experiências construídas sobre o diálogo intercultural nas práticas da vinculação comunitária, realizadas pela Universidade Intercultural del Estado de Puebla, México, através de imersões com estudantes indígenas, em suas comunidades, no processo ensino-aprendizado interdisciplinar. O marco teórico conceitual de entendimento da interculturalidade torna-se possível pela leitura da dialogicidade paulofreireana, para compreender o diálogo de saberes e seus alcances práticos no México. A metodologia estrutura-se na revisão documental para a apresentação do Modelo de Educação Intercultural, suas políticas que conduzem à criação de Universidades Interculturais e a execução do projeto de vinculação comunitária como eixo formador nessas instituições; recuperam-se dados recopilados em projetos que foram desenvolvidas pela metodologia da pesquisa-acao-participativa e realizados com êxito durante o trabalho desenvolvido na Universidade Intercultural del Estado de Puebla. Os resultados trazem achados importantes para dialogar sobre a diversidade de modos de interações geradas no decorrer das práticas desenvolvidas no município de Pahuatlán Del Valle e em comunidades indígenas na Serra norte de Puebla México.
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