UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL NOS EUA E NO BRASIL: RESISTÊNCIAS SINDICAIS AO MODELO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79007

Palavras-chave:

Ensino Superior, Trabalho Docente, Precarização do Trabalho, Sindicalismo Docente

Resumo

Este artigo trata do fenômeno das Universidades de Classe Mundial, suas consequências para o trabalho docente universitário e as resistências ao modelo nos EUA e no Brasil. Trata-se de pesquisa bibliográfica, com base em livros e artigos publicados em periódicos, nacionais e internacionais. O texto apresenta a conformação do modelo de classe mundial nos EUA impulsionado nas instituições pelas dinâmicas do capitalismo, refletindo a interseção entre educação, pesquisa, economia e poder, enquanto o Brasil adota o modelo sob pressão internacional, com características próprias. Demonstramos que a universalização deste modelo trouxe consequências para o trabalho docente nos EUA e no Brasil, sendo a principal delas a precarização do trabalho docente. Por fim, tratamos do papel dos sindicatos e da resistência docente ao modelo.

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Biografia do Autor

Moisés Giordano Mazza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, mazzagiordano@gmail.com

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da UFMG. Graduado em Filosofia pela UFJF e Mestre em Educação pela UFV. Membro do Grupo de Pesquisa-Ação sobre Universidade e Educação Superior (Universitátis/FaE/UFMG).

Aryanne Martins Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, aryannepedagogia@yahoo.com.br

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da UFMG. Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa-Ação sobre Universidade e Educação Superior (Universitátis/FaE/UFMG).

Savana Diniz Gomes Melo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, sdgmufmg2@gmail.com

Pós-doutora pela Universidade da Corunha (UDC). Mestre e doutora em Educação pela UFMG, com estágio doutoral na Universidade General de San Martin. Professora aposentada da FaE/UFMG. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (PPGE/FaE/UFMG). Vice-líder do Universitátis/FaE/UFMG.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

MAZZA, M. G.; OLIVEIRA, A. M.; MELO, S. D. G. UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL NOS EUA E NO BRASIL: RESISTÊNCIAS SINDICAIS AO MODELO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1050–1065, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79007. Acesso em: 26 set. 2024.