UNIVERSIDADES DE CLASSE MUNDIAL NOS EUA E NO BRASIL: RESISTÊNCIAS SINDICAIS AO MODELO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79007Palavras-chave:
Ensino Superior, Trabalho Docente, Precarização do Trabalho, Sindicalismo DocenteResumo
Este artigo trata do fenômeno das Universidades de Classe Mundial, suas consequências para o trabalho docente universitário e as resistências ao modelo nos EUA e no Brasil. Trata-se de pesquisa bibliográfica, com base em livros e artigos publicados em periódicos, nacionais e internacionais. O texto apresenta a conformação do modelo de classe mundial nos EUA impulsionado nas instituições pelas dinâmicas do capitalismo, refletindo a interseção entre educação, pesquisa, economia e poder, enquanto o Brasil adota o modelo sob pressão internacional, com características próprias. Demonstramos que a universalização deste modelo trouxe consequências para o trabalho docente nos EUA e no Brasil, sendo a principal delas a precarização do trabalho docente. Por fim, tratamos do papel dos sindicatos e da resistência docente ao modelo.
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