PANDEMIA: UM SALTO INESPERADO PARA O ENSINO SUPERIOR? REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79208

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial; Pandemia da COVID-19; Ensino Superior; Professores.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as percepções e vivências de docentes do Ensino Superior concernentes ao Ensino Remoto Emergencial realizado durante a pandemia da COVID-19, na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem quanti-qualitativa, tendo como instrumento de levantamento de informações um questionário online aplicado aos docentes da UNIMONTES. Os dados da pesquisa foram analisados à luz da literatura específica. Constatou-se que a urgência em adotar o ensino remoto em virtude da pandemia da Covid-19, sem que docentes e estudantes estivessem preparados para tão significativa mudança, impôs inúmeros desafios aos educadores, causando insatisfação e exigindo que eles reinventassem suas práticas.

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Biografia do Autor

Elisa Maia Velloso Caldeira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, elisamvcaldeira@gmail.com

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2023), Pós Graduada em Metodologias Ativas de Aprendizagem pelo Centro Universitário UNIPFMoc-MG (2018-2020); Pós-Graduada em Fisoterapia Cárdio-Pulmonar pelo Centro Universitário Hermínio da Silveira-RJ (2002-2003); Graduada em fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis-RJ (1998-2002).

Fábia Magali Santos Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, fabiamsv@gmail.com

Doutora em Educação-FE/UnB (2009). Mestre em Ciência da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona-La Habana/Cuba (2000. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente professora de Tecnologias Educacionais nos cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes. Membro da Rede Internacional de Educação OnLIFE* RIEOnLIFE.

Igor Fernando de Queiroz Souto , Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, igorsoutopsi@gmail.com

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES (2021-2023). Graduado em Psicologia pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas-FUNORTE (2011-2016). Atua como professor das disciplinas de saúde mental; psicopatologia, psicologia do trabalho e como psicólogo clinico no atendimento de adulto e família.

Vânia Ereni Lima Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, vaniaerenilimavieira@yahoo.com.br

Mestra em Relações Internacionais e Direito da Integração pela UDE (2018/2021). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES (2019-2022). Especialista em Recursos Hídricos e Bens Ambientais pela UFMG (2009-2011). Professora Universitária.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

CALDEIRA, E. M. V.; VIEIRA, F. M. S.; SOUTO , I. F. de Q.; VIEIRA, V. E. L. PANDEMIA: UM SALTO INESPERADO PARA O ENSINO SUPERIOR? REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DURANTE O ENSINO REMOTO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1214–1227, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79208. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79208. Acesso em: 21 dez. 2024.