PANDEMIA: UM SALTO INESPERADO PARA O ENSINO SUPERIOR? REFLEXÕES SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DURANTE O ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79208Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial; Pandemia da COVID-19; Ensino Superior; Professores.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar as percepções e vivências de docentes do Ensino Superior concernentes ao Ensino Remoto Emergencial realizado durante a pandemia da COVID-19, na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, de abordagem quanti-qualitativa, tendo como instrumento de levantamento de informações um questionário online aplicado aos docentes da UNIMONTES. Os dados da pesquisa foram analisados à luz da literatura específica. Constatou-se que a urgência em adotar o ensino remoto em virtude da pandemia da Covid-19, sem que docentes e estudantes estivessem preparados para tão significativa mudança, impôs inúmeros desafios aos educadores, causando insatisfação e exigindo que eles reinventassem suas práticas.
Downloads
Referências
BATISTA, A. C. S.; LINHARES, J. C. S. A carga de trabalho dos professores durante a pandemia em duas escolas da zona rural de Floriano-PI. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2022. João Pessoa, Anais [...]. João Pessoa: CEMEP, 2022. p. 1-12.
CAVALCANTI, H. H. C. de A. Ensino remoto: uma possibilidade de como e o que ensinar. In: RODRIGUES, J. M. C.; SANTOS, P. M. G. dos (org.). Reflexões e desafios das novas práticas docentes em tempos de pandemia. João Pessoa: Editora do CCTA, 2020. p. 41-50. Disponível em: https://www.ccta.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/educacao/reflexoes-e-desafios-das-novas-praticas-docentes-em-tempos-de-pandemia/reflexoes-e-desafios-das-novas-praticas-docentes-em-tempos-de-pandemia.pdf. Acesso em: 21 fev. 2024.
COSCARELLI, C. V. Ensino de língua: surtos durante a pandemia. In: RIBEIRO, Ana Elisa; VECCHIO, P. de M. M. (org.). Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. São Paulo: Parábola, 2020. p. 15-20. (Linguagens e tecnologias, 8). E-book.
FONTES, A. I. C. Satisfação profissional dos enfermeiros…que realidade? Serviço de cuidados intensivos versus serviço de medicina. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências de Enfermagem) - Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto, Porto, 2009.
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE. Docência na Educação Básica em tempo de pandemia. Belo Horizonte: UFMG, 2020.
GUEDES, M. R.; ARAGÃO, R. C. Conversações de professores no “correio 24h online” no contexto da pandemia da Covid-19. Fólio - Revista de Letras, Vitória da Conquista, v. 13, n. 2, p. 621-640, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v13i2.9066.
HODGES, C. et al. A diferença entre ensino remoto de emergência e aprendizado on -line. [S. l.]: Euducause, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the -difference -between - emergency -remote -teaching -and -online -learning/. Acesso em: 23 fev. 2024.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed. São Paulo: Papirus, 2014.
KINNEAR, T. C.; TAYLOR, J. R. Marketing research: an applied aproach. New York: McGraw-Hill, 1979.
NAKANO, T. de C.; ROZA, R. H.; OLIVEIRA, A. W. de. Ensino remoto em tempos de pandemia: reflexões sobre seus impactos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 19, nº 3, p. 1368-1392, jul./set. 2021.
NASCIMENTO, F. E. de M.; FONTINELE, G. S. P.; PAULINO, L. R. F. M. Efeitos da pandemia na prática docente de professores no curso de pedagogia. Revista Momento - Diálogos em Educação, v. 31, nº 3, p. 255-277, set./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14061.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, nº 3, p. 1-15, nov. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623684910. Acesso em: 15 maio 2023.
OLIVEIRA, S. da S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. de O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Educação e Interfaces científicas, Aracaju, v. 10, nº 1, p. 25-40, nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9239/4127. Acesso em: 21 nov. 2022.
PALUDO, E. F. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, Florianópolis, v. 17, nº 2, p. 44-53, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2020v17n2p44/44232. Acesso em: 21 nov. 2022.
PONTES, F. R.; ROSTAS, M. H. S. G. Precarização do trabalho do docente e adoecimento: COVID-19 e as transformações no mundo do trabalho, um recorte investigativo. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. especial., p. 278-300, 2020. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.278-300.1923.
QUINTINO, A. S. de S.; CORREA, J. B.. O professor multifacetado em tempos de pandemia. In: Congresso Nacional de Educação, 7., 2020, Maceió. Anais [...]. Maceió: Realize: 2020, p. 1-11. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69123. Acesso em: 21 nov. 2022.
RECH, G. Z.; PESCADOR, C. M. Ensino remoto em tempos de pandemia: covid-19 suas implicações na interação professor-estudante - uma perspectiva freireana. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, nº esp. 2, p. 1264-1278 , jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.2.16075.
SANTOS, E. dos; LIMA, I. de S.; SOUSA, N. J. de. “Da noite para o dia” o ensino remoto: (re) invenções de professores durante a pandemia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 5, n. 16, p. 1632-1648, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n16.p1632-1648.
SERAFIM, M. O processo de ensino-aprendizagem em tempos de COVID-19. Caderno de pesquisas NEPP, Campinas, nº 92, jul. 2022. [Organização de Ana Maria Carneiro, Cibele Yahn Andrade e Helena Sampaio]. (Impactos da Pandemia de Covid-19 no Ensino Superior: Tendências e Desafios). Disponível em: https://www.nepp.unicamp.br/upload/documents/publicacoes/8136684fdbde7c57f320322a56d731f3.pdf. Acesso em: 21 nov. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Ensino remoto. Porto Alegre: UFRS, 2022. Disponível em: https://www.uergs.edu.br/upload/arquivos/202006/15161841-ferramentas-sincronas-e-assincronas-para-o-ensino-remoto.pdf. Acesso em: 21 mar. 2024.
WINTERS, J. R. da Fontoura et al. O ensino remoto durante a pandemia de COVID-19: repercussões sob o olhar docente. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 76, supl. 1, p. 1-8, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0172pt e20220172.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elisa Maia Velloso Caldeira, Fábia Magali Santos Vieira, Igor Fernando de Queiroz Souto , Vânia Ereni Lima Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.