PLATAFORMAS SOCIODIGITAIS, FAKE NEWS E DISSONÂNCIA COGNITIVA: QUESTÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Matheus Bernardo Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, Santa Catarina, Brasil, matheusbernardo@unesc.net https://orcid.org/0000-0002-5964-368X
  • Maria Sirlene Pereira Schlickmann Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão, Santa Catarina, Brasil, maria.schlickmann@animaeducacao.com.br https://orcid.org/0000-0002-7321-3280

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76669

Palavras-chave:

Plataformas Sociodigitais; Fake News; Dissonância Cognitiva; Educação Escolar.

Resumo

O presente manuscrito procura abordar elementos sobre a dissonância cognitiva do indivíduo perante a situação social atual, na sua relação com fake news e com determinadas plataformas sociodigitais. O objetivo foi examinar criticamente a relevância da educação escolar hodierna como premissa para o processo formativo do trabalhador, em proveito ou não da superação da dissonância cognitiva ensejada pelas fake news, negacionismo e teorias da conspiração, principalmente via plataformas sociodigitais. Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, à luz de princípios do materialismo histórico-dialético e da teoria pedagógica histórico-crítica, constatou que, na educação escolar atual, há predomínio da formação unilateral do trabalhador, que consubstancia a possibilidade da dissonância cognitiva em tempos de fake news em comunhão com negacionismo e teorias da conspiração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Bernardo Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, Santa Catarina, Brasil, matheusbernardo@unesc.net

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciado em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Humana e Prática Pedagógica (GEFHP/CNPq). Atualmente é docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Maria Sirlene Pereira Schlickmann, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão, Santa Catarina, Brasil, maria.schlickmann@animaeducacao.com.br

Doutora e Mestre em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas educacionais, História, Alfabetização e Letramento (GEPPHALE/CNPq). Atualmente é docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Referências

ACCIOLY, I.; SILVA, A. M.; SILVA, S. Guerra cultural e seus efeitos na educação pública brasileira. In: LEHER, R. (Org.). Educação no governo Bolsonaro: inventário da devastação. São Paulo: Expressão Popular, 2023. p. 43-61.

ANTUNES, R. Trabalho intermitente e uberização do trabalho no limiar da Indústria 4.0. In: ANTUNES, R. (Org.). Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. 1a ed. 2ª reimpr. São Paulo: Boitempo, 2021. p. 11-22.

BEIGUELMAN, G. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

BERNARDO SILVA, M. O objeto de conhecimento da educação física escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. 203f. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

BERNARDO SILVA, M. Educação escolar em tempos de devaneio social. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 44, e269926, p. 01-21, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/nMVyP3Pg4wgB7qN5BppMnMr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2023.

BERNARDO SILVA, M. Educação escolar e precarização do trabalho: uma educação do e para o mercado de trabalho. In: PREVITALI, F. S.; BILIO, M. G. P.; SILVA, M. R. A.; MOREIRA, R. M. M. (Orgs.). Trabalho e educação sob o neoliberalismo: autonomia ou subordinação? Natal: Editora Amplamente, 2024. p. 71-86.

BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. 1a ed. 4a reimpr. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2023.

BUCCI, E. A superindústria do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

CABRAL, E. “Patriota do caminhão”: bolsonarista que viajou pendurado fala sobre vídeo que viralizou; “fui muito exposto”. G1 Caruaru, Caruaru, 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2022/11/04/conhecido-como-patriota-

do-caminhao-bolsonarista-que-viajou-pendurado-fala-pela-primeira-vez-sobre-video-que-viralizou-fui-muito-exposto.ghtml. Acesso em: 19 nov. 2023.

CESARINO, L. O mundo do avesso: verdade e política na era digital. São Paulo: Ubu Editora, 2022.

COSTA, H. M.; GOMES, R. L. R. Filosofia da práxis, verdade e ciência em tempos de miséria do saber: proposições sobre a análise da realidade concreta e o “método de Gramsci”. Revista Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 14, n. 03, p. 243-260, dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51543/28275. Acesso em: 20 jun. 2023.

DANTAS, M. et al. Subsunção total do trabalho ao capital. In: DANTAS, M. et al. O valor da informação: de como o capital se apropria do trabalho na era do espetáculo e da internet. São Paulo: Boitempo, 2022. p. 268-291.

DELLA FONTE, S. S. A sobrevida da agenda pós-moderna e seus malabarismos teórico-políticos. Revista Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 14, n. 03, p. 73-94, dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51502/28267. Acesso em: 8 jun. 2023.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5a ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.

DUARTE, N.; MAZZEU, F. J. C.; DUARTE, E. C. M. O senso comum neoliberal obscurantista e seus impactos na educação brasileira. Revista On-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. esp. 01, p. 715-736, ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13786/9373. Acesso em: 9 jun. 2023.

EMPOLI, G. Os engenheiros do caos. 1a ed. 1a reimpr. São Paulo: Vestígio, 2020.

FAUSTINO, D.; LIPPOLD, W. Colonialismo digital: por uma crítica hacker-fanoniana. São Paulo: Boitempo, 2023.

FILGUEIRAS, V.; ANTUNES, R. Plataformas digitais, uberização do trabalho e regulação no capitalismo contemporâneo. In: ANTUNES, R. (Org.). Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0. 1a ed. 2ª reimpr. São Paulo: Boitempo, 2021. p. 59-78.

FRIEDMAN, M. Capitalismo e liberdade. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2023.

HARVEY, D. O neoliberalismo: história e implicações. 5a ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014a.

HARVEY, D. O novo imperialismo. 8a ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014b.

HARVEY, D. 17 contradições e o fim do capitalismo. 1a ed. 5a reimpr. São Paulo: Boitempo, 2021. HAYEK, F. A. A constituição da liberdade. São Paulo: Avis Rara, 2022.

KONDER, L. Marxismo e alienação: contribuição para um estudo do conceito marxista de alienação. 2a ed. 2a reimpr. São Paulo: Expressão Popular, 2016.

KONDER, L. A questão da ideologia. São Paulo: Expressão Popular, 2020.

LAVOURA, T. N.; RAMOS, M. N. A dialética como fundamento didático da pedagogia histórico-crítica em contraposição ao pragmatismo das pedagogias hegemônicas. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (Orgs.). A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas: Autores Associados, 2020. p. 47-63.

LÊNIN, V. I. Democracia e luta de classes: textos escolhidos. 1a ed. 1a reimpr. São Paulo: Boitempo, 2020.

LONGO, I. Bolsonarista se joga embaixo de viatura durante ato em Copacabana: momento insólito vem sendo comparado à histórica cena do “patriota do caminhão” em 2022. Revista Fórum, Brasil, 15 nov. 2023. Disponível em: https://revistaforum.com.br/brasil/2023/11/15/video-bolsonarista-se-joga-embaixo-de-viatura-durante-ato-em-copacabana-147795.html. Acesso em: 19 nov. 2023.

MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. O capital: crítica da economia política: o processo de produção do capital. 1a ed. 2ª reimpr. São Paulo: Boitempo, 2014. Livro I.

MÉSZÁROS, I. A teoria da alienação em Marx. 1. ed. 1a reimpr. São Paulo: Boitempo, 2023.

MIGUEL, L. F. A política no governo Bolsonaro: desinformação, ameaça e desmando. In: MAGALHÃES, J. P.; OSÓRIO, L. F. (Orgs.). Brasil sob escombros: desafios do governo Lula para reconstruir o país. São Paulo: Boitempo, 2023. p. 19-24.

MOROZOV, E. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

RAULINO, G. Capital e trabalho nas plataformas sociodigitais. In: DANTAS et al. O valor da informação: de como o capital se apropria do trabalho na era do espetáculo e da internet. São Paulo: Boitempo, 2022. p. 145-212.

ROCHA, J. C. C. Bolsonarismo: da guerra cultural ao terrorismo doméstico: retórica do ódio e dissonância cognitiva coletiva. v. I. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 19a ed. Campinas: Autores Associados, 2013a.

SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, C. J. et al. (Orgs.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. 16a ed. Petrópolis: Vozes, 2013b. p. 151-168.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 3a ed. Campinas: Autores Associados, 2021a.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 6a ed. rev. ampl. Campinas: Autores Associados, 2021b.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 12a ed. Campinas: Autores Associados, 2021c.

SCHEFFLER, I. A linguagem da educação. São Paulo: Saraiva, 1974.

SILVA, F. C. T. Bolsonaro: três golpes de Estado e um genocídio. In: MAGALHÃES, J. P.; OSÓRIO, L. F. (Orgs.). Brasil sob escombros: desafios do governo Lula para reconstruir o país. São Paulo: Boitempo, 2023. p. 25-31.

VON MISES, L. As seis lições. 9a ed. rev. São Paulo: LVM, 2018.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

SILVA, M. B.; SCHLICKMANN, M. S. P. PLATAFORMAS SOCIODIGITAIS, FAKE NEWS E DISSONÂNCIA COGNITIVA: QUESTÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 121–142, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76669. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76669. Acesso em: 26 jun. 2024.