PLATAFORMAS SOCIODIGITAIS, FAKE NEWS E DISSONÂNCIA COGNITIVA: QUESTÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76669Palavras-chave:
Plataformas Sociodigitais; Fake News; Dissonância Cognitiva; Educação Escolar.Resumo
O presente manuscrito procura abordar elementos sobre a dissonância cognitiva do indivíduo perante a situação social atual, na sua relação com fake news e com determinadas plataformas sociodigitais. O objetivo foi examinar criticamente a relevância da educação escolar hodierna como premissa para o processo formativo do trabalhador, em proveito ou não da superação da dissonância cognitiva ensejada pelas fake news, negacionismo e teorias da conspiração, principalmente via plataformas sociodigitais. Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, à luz de princípios do materialismo histórico-dialético e da teoria pedagógica histórico-crítica, constatou que, na educação escolar atual, há predomínio da formação unilateral do trabalhador, que consubstancia a possibilidade da dissonância cognitiva em tempos de fake news em comunhão com negacionismo e teorias da conspiração.
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