PLATAFORMAS SOCIODIGITAIS, FAKE NEWS E DISSONÂNCIA COGNITIVA: QUESTÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76669

Mots-clés :

Plataformas Sociodigitais; Fake News; Dissonância Cognitiva; Educação Escolar.

Résumé

O presente manuscrito procura abordar elementos sobre a dissonância cognitiva do indivíduo perante a situação social atual, na sua relação com fake news e com determinadas plataformas sociodigitais. O objetivo foi examinar criticamente a relevância da educação escolar hodierna como premissa para o processo formativo do trabalhador, em proveito ou não da superação da dissonância cognitiva ensejada pelas fake news, negacionismo e teorias da conspiração, principalmente via plataformas sociodigitais. Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, à luz de princípios do materialismo histórico-dialético e da teoria pedagógica histórico-crítica, constatou que, na educação escolar atual, há predomínio da formação unilateral do trabalhador, que consubstancia a possibilidade da dissonância cognitiva em tempos de fake news em comunhão com negacionismo e teorias da conspiração.

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Matheus Bernardo Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Criciúma, Santa Catarina, Brasil, matheusbernardo@unesc.net

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciado em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação Humana e Prática Pedagógica (GEFHP/CNPq). Atualmente é docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Maria Sirlene Pereira Schlickmann, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão, Santa Catarina, Brasil, maria.schlickmann@animaeducacao.com.br

Doutora e Mestre em Ciências da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas educacionais, História, Alfabetização e Letramento (GEPPHALE/CNPq). Atualmente é docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

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Publié-e

2024-05-15

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SILVA, M. B.; SCHLICKMANN, M. S. P. PLATAFORMAS SOCIODIGITAIS, FAKE NEWS E DISSONÂNCIA COGNITIVA: QUESTÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 121–142, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76669. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76669. Acesso em: 24 nov. 2024.