CONFIRMAÇÃO E FAKE NEWS: OS EFEITOS DA “VERDADE” NOS DISCURSOS MIDIÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i3.76034Palavras-chave:
Desinformación; Discurso Mediático; Libertad de Expresión; Periodismo; Verdad.Resumo
Neste artigo, analisamos as redes de dizeres sobre fake news. Utilizamos o referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso para examinar os efeitos de certos dizeres e, consequentemente, projetam a verdade como propriedade particular do campo intelectual, produto exclusivamente institucional. O corpus é composto por fragmentos da matéria do Blog do Google Brasil (2022) com o título “PL 2630 pode aumentar a desinformação online e prejudicar os usuários” e outros sites de notícias como G1 (2022) e Uol (2022). Portanto, encontramos em diferentes campos sociais a mesma preocupação com a apropriação da verdade, o que reflete as possíveis e prováveis contribuições desta pesquisa para a compreensão dos efeitos da reafirmação e da verdade como bem comercializável.
PALAVRAS-CHAVE: Desinformação; Discurso Midiático; Liberdade de Expressão; Jornalismo; Verdade.
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