A (RE)PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v42i3.48918

Palavras-chave:

Análise de Discurso Crítica. Livro Didático. Estereótipos de gênero. Língua Portuguesa.

Resumo

Com base nos princípios da Análise de Discurso Crítica (ADC), este artigo objetiva analisar a (re)produção de estereótipos de gênero veiculados imageticamente em um livro didático (LD) de língua portuguesa da 1ª série do ensino fundamental. Para este estudo, nos aportamos teoricamente a autoras/es que discutem a (re)produção de estereótipos de gênero com base na ADC (FAIRCLOUGH, 2001), bem como a uma pesquisa documental realizada em livro didático (FERREIRA, 2014; PEREIRA, 2014). Nesta pesquisa, encontramos como principais resultados: a predominância de personagens masculinos, principalmente quando a temática se refere a profissões; a associação da mulher ao consumismo; dentre outros. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Regina de Lima Gonçalves Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Mestranda do Programa Interdisciplinar Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Especialista em Educação para a Diversidade, Cidadania e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Licenciada em Pedagogia pela UEG – Câmpus Crixás. Docente do quadro efetivo do município de Crixás-GO.

Ariovaldo Lopes Pereira, Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Pós-doutorando em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Universidade de São Paulo – USP. Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília – UnB. Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

OLIVEIRA, M. R. de L. G.; LOPES PEREIRA, A. A (RE)PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 556–573, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i3.48918. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48918. Acesso em: 27 abr. 2024.