AUTOGESTÃO E DISCURSOS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO: O (CON)TEXTO PRÁXIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v45i1.61510Resumo
Resumo: Este trabalho é parte de uma pesquisa desenvolvida ao longo do Curso de Especialização em Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além disso, se configura como uma tentativa de releitura da prática de autogestão, a partir do contexto neoliberal atual com o objetivo de compreender os discursos produzidos acerca de autogestão no contexto do Coletivo Práxis de Educação Popular. O Práxis é um coletivo vinculado à UFSM que atua como movimento social de educação popular e é autogerido pelos seus componentes. Para tanto, foi realizada uma análise discursiva tanto em documentos como o Projeto do Coletivo quanto nas práticas sócio-político-discursivas do coletivo, entendendo o discurso como uma prática construtiva de significação do mundo. Assim, o Práxis se apresenta como uma produção discursiva hibridizada em que a educação e a autogestão são re/significadas frente a uma negociação/disputa discursiva democrática/neoliberal..
Palavras-chave: Autogestão; Educação; Neoliberalismo; Práxis.
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