AUTOGESTÃO E DISCURSOS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO: O (CON)TEXTO PRÁXIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i1.61510

Resumo

Resumo: Este trabalho é parte de uma pesquisa desenvolvida ao longo do Curso de Especialização em Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além disso, se configura como uma tentativa de releitura da prática de autogestão, a partir do contexto neoliberal atual com o objetivo de compreender os discursos produzidos acerca de autogestão no contexto do Coletivo Práxis de Educação Popular. O Práxis é um coletivo vinculado à UFSM que atua como movimento social de educação popular e é autogerido pelos seus componentes. Para tanto, foi realizada uma análise discursiva tanto em documentos como o Projeto do Coletivo quanto nas práticas sócio-político-discursivas do coletivo, entendendo o discurso como uma prática construtiva de significação do mundo. Assim, o Práxis se apresenta como uma produção discursiva hibridizada em que a educação e a autogestão são re/significadas frente a uma negociação/disputa discursiva democrática/neoliberal..

                                                                                                                   

Palavras-chave: Autogestão; Educação; Neoliberalismo; Práxis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Themis Karine Dutra Menegazzi, Universidade Federal de Santa Maria

Formada em Letras - licenciatura em Língua portuguesa e Inglesa pelo Centro Universitário Franciscano (2017). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Acadêmica do curso de Ciências Sociais também pela UFSM. Bolsista no Coletivo Práxis de Educação Popular, projeto de extensão da UFSM. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa "RIZOMA - Políticas, Currículo e Educação" /CNPq.

Joacir Marques da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutor em Educação. Mestre em Educação. Especialista em Gestão Educacional. Licenciado em Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa "RIZOMA - Políticas, Currículo e Educação" /CNPq. Pesquisador nos grupos de pesquisa "Elos", "GEPPGE - Políticas Públicas e Gestão Educacional" e "Tuna - Gênero, Educação e Diferença". Professor/Orientador no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG/UFSM).

Downloads

Publicado

2020-05-15

Como Citar

MENEGAZZI, T. K. D.; DA COSTA, J. M. AUTOGESTÃO E DISCURSOS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO: O (CON)TEXTO PRÁXIS. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 45, n. 1, p. 186–201, 2020. DOI: 10.5216/ia.v45i1.61510. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61510. Acesso em: 26 set. 2022.