AUTOGESTIÓN Y DISCURSOS NEOLIBERALES EN LA EDUCACIÓN
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v45i1.61510Resumen
Resumen: Este trabajo es parte de una investigación desarrollada durante el Curso de Especialización en Gestión Educativa de la Universidad Federal de Santa María (UFSM). Además, se configura como un intento de releer la práctica de la autogestión, desde el contexto neoliberal actual para comprender los discursos producidos sobre la autogestión en el contexto de lo Coletivo Práxis de Educação Popular. Práxis es un colectivo vinculado a UFSM que actúa como un movimiento social de la educación popular y es autogestionado por sus componentes. Con este fin, se realizó un análisis discursivo en documentos como el Proyecto del Colectivo y en las prácticas colectivas sociopolíticas discursivas, entendiendo el discurso como una práctica constructiva del significado del mundo. Por lo tanto, Praxis se presenta como una producción discursiva hibridada en la que la educación y la autogestión se re / significan frente a una negociación / disputa discursiva democrática / neoliberal.
Palabras clave: Autogestión; Neoliberalismo; Educación; Práxis.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.