AUTO-GESTION ET DISCOURS NEOLIBERAUX DANS L'EDUCATION
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v45i1.61510Résumé
Résumé: Ce travail fait partie d'une recherche développée lors du cours de spécialisation en gestion de l'éducation de l'Université fédérale de Santa Maria (UFSM). En outre, il s'agit d'une tentative de relire la pratique de l'autogestion à partir du contexte néolibéral actuel afin de comprendre les discours produits sur l'autogestion dans le contexte de lo Coletivo Práxis de Educação Popular. Práxis est un collectif lié à l'UFSM qui agit comme un mouvement social d'éducation populaire et est auto-géré par ses composants. À cette fin, une analyse discursive a été réalisée dans des documents tels que le Projet collectif et dans les pratiques collectives socio-politico-discursives, comprenant le discours comme une pratique constructive d'importance mondiale. Ainsi, Praxis se présente comme une production discursive hybride dans laquelle l'éducation et l'autogestion sont re / signifiées face à un conflit / négociation discursif démocratique / néolibéral
Mots-clés: Autogestion; Éducation; Néolibéralisme; Práxis.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.