PERFIS DISCURSIVOS DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE LIMOEIRO-PE: QUESTÕES ENVOLVENDO LAICIDADE E DIVERSIDADE RELIGIOSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56558

Resumo

 O presente artigo tem como objetivo identificar, em uma escola da rede pública da cidade de Limoeiro-PE, os perfis discursivos de docentes que trabalham com a disciplina de Ensino Religioso (ER) sobre Estado laico e pluralidade religiosa. Para tanto, trabalhamos com a metodologia da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, cujo intento é examinar a posição dos sujeitos entrevistados segundo as relações de força, lugar e sentido. A discussão teórica apoiou-se nos modelos apresentados por Emerson Giumbelli, a partir de análise das legislações estaduais por ele examinadas, acerca da disciplina em tela: confessional, interconfessional e supraconfessional. Desse modo, foram realizadas três entrevistas semiestruturadas com professores de ER, aliadas à observação participante. Como resultado, verificou-se, na escola pesquisada, a presença da ideologia de religiões cristãs neste tipo de ensino, o que implicou em dificuldade de trato com a laicidade e a diversidade religiosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurenéa Maria de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Aurenéa Maria de Oliveira é licenciada em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE/1996), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2001) e doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2006). É pós-doutorada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em área de concentração Educação, Sexualidades e Religião (2014-2015). Atualmente é professora associada da UFPE, Centro de Educação, Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação. É também professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (Núcleo de Teoria e História da Educação) e líder do Grupo de Estudo em Religiosidades, Educação, Memórias e Sexualidades (UFPE) cadastrado no CNPq. É igualmente pesquisadora dos grupos Religiões, Identidades e Diálogos (UNICAP) e Teoria e História da Educação (UFPE) ambos também cadastrados no CNPq. É integrante da rede-latinoamericana-em-teoria-do-discurso+unsubscribe@googlegroups.com. Tem experiência no campo da Educação, Sociologia, História e Ciência Política com ênfase nas discussões sobre tolerância/intolerância religiosa, inclusão/exclusão social, multiculturalismo, pluralismo/diferença, atuando principalmente nas temáticas que envolvem Educação, Ensino Religioso/Religiosidades e Gênero, Sexualidades/Construção de Corpos nos Espaços Escolares e não Escolares. É associada à ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Trabalha com a metodologia da Análise de Discurso de linha francesa e com a Teoria do Discurso elaborada por Ernesto Laclau.

Maria José Gomes de Sales Neta, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia pela UFPE.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

OLIVEIRA, A. M. de; SALES NETA, M. J. G. de. PERFIS DISCURSIVOS DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE LIMOEIRO-PE: QUESTÕES ENVOLVENDO LAICIDADE E DIVERSIDADE RELIGIOSA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 3, p. 800–817, 2020. DOI: 10.5216/ia.v44i3.56558. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56558. Acesso em: 29 mar. 2024.