PERFIS DISCURSIVOS DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE LIMOEIRO-PE: QUESTÕES ENVOLVENDO LAICIDADE E DIVERSIDADE RELIGIOSA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56558Résumé
O presente artigo tem como objetivo identificar, em uma escola da rede pública da cidade de Limoeiro-PE, os perfis discursivos de docentes que trabalham com a disciplina de Ensino Religioso (ER) sobre Estado laico e pluralidade religiosa. Para tanto, trabalhamos com a metodologia da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, cujo intento é examinar a posição dos sujeitos entrevistados segundo as relações de força, lugar e sentido. A discussão teórica apoiou-se nos modelos apresentados por Emerson Giumbelli, a partir de análise das legislações estaduais por ele examinadas, acerca da disciplina em tela: confessional, interconfessional e supraconfessional. Desse modo, foram realizadas três entrevistas semiestruturadas com professores de ER, aliadas à observação participante. Como resultado, verificou-se, na escola pesquisada, a presença da ideologia de religiões cristãs neste tipo de ensino, o que implicou em dificuldade de trato com a laicidade e a diversidade religiosa.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.