“RECICLANDO SONHOS”: UMA TURMA DE EJA PARA OS CATADORES E CATADORAS DE MATERIAIS RECICLADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71387

Resumo

O presente artigo propõe analisar parte da experiência da criação de duas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR), situada em Florianópolis/SC, durante os anos de 2018 e 2019. A autora foi uma das professoras a atuar no local e, além de relatos pessoais, a pesquisa se valeu da tese de Gabriela Couto (2020), principal trabalho acadêmico a respeito da instituição, que também apresenta depoimentos de coletores-estudantes sobre as aulas. Relaciona-se aqui o contexto específico da ACMR com características socioeconômicas dos profissionais da coleta de materiais recicláveis no país, de modo a conhecer algumas particularidades dessa profissão tão estigmatizada, bem como algumas de suas formas de organização, como associações e movimentos sociais. Procura-se assim refletir sobre a importância da modalidade de EJA para a categoria dos coletores e, de modo específico, para os trabalhadores e trabalhadoras da ACMR.

PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos. Catadores de Materiais Reciclados. Associação de Coletores de Materiais Recicláveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília de Sousa Reibnitz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil, cecilia.reibnitz@gmail.com

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Bolsista financiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

REIBNITZ, C. de S. “RECICLANDO SONHOS”: UMA TURMA DE EJA PARA OS CATADORES E CATADORAS DE MATERIAIS RECICLADOS. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 139–154, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i1.71387. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71387. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos