“RECICLANDO SONHOS”: UMA TURMA DE EJA PARA OS CATADORES E CATADORAS DE MATERIAIS RECICLADOS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71387

Résumé

O presente artigo propõe analisar parte da experiência da criação de duas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR), situada em Florianópolis/SC, durante os anos de 2018 e 2019. A autora foi uma das professoras a atuar no local e, além de relatos pessoais, a pesquisa se valeu da tese de Gabriela Couto (2020), principal trabalho acadêmico a respeito da instituição, que também apresenta depoimentos de coletores-estudantes sobre as aulas. Relaciona-se aqui o contexto específico da ACMR com características socioeconômicas dos profissionais da coleta de materiais recicláveis no país, de modo a conhecer algumas particularidades dessa profissão tão estigmatizada, bem como algumas de suas formas de organização, como associações e movimentos sociais. Procura-se assim refletir sobre a importância da modalidade de EJA para a categoria dos coletores e, de modo específico, para os trabalhadores e trabalhadoras da ACMR.

PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos. Catadores de Materiais Reciclados. Associação de Coletores de Materiais Recicláveis.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Cecília de Sousa Reibnitz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil, cecilia.reibnitz@gmail.com

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Bolsista financiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Publié-e

2022-04-30

Comment citer

REIBNITZ, C. de S. “RECICLANDO SONHOS”: UMA TURMA DE EJA PARA OS CATADORES E CATADORAS DE MATERIAIS RECICLADOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 139–154, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i1.71387. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71387. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos