“RECICLANDO SONHOS”: UMA TURMA DE EJA PARA OS CATADORES E CATADORAS DE MATERIAIS RECICLADOS
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71387Résumé
O presente artigo propõe analisar parte da experiência da criação de duas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR), situada em Florianópolis/SC, durante os anos de 2018 e 2019. A autora foi uma das professoras a atuar no local e, além de relatos pessoais, a pesquisa se valeu da tese de Gabriela Couto (2020), principal trabalho acadêmico a respeito da instituição, que também apresenta depoimentos de coletores-estudantes sobre as aulas. Relaciona-se aqui o contexto específico da ACMR com características socioeconômicas dos profissionais da coleta de materiais recicláveis no país, de modo a conhecer algumas particularidades dessa profissão tão estigmatizada, bem como algumas de suas formas de organização, como associações e movimentos sociais. Procura-se assim refletir sobre a importância da modalidade de EJA para a categoria dos coletores e, de modo específico, para os trabalhadores e trabalhadoras da ACMR.
PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos. Catadores de Materiais Reciclados. Associação de Coletores de Materiais Recicláveis.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.