DIMENSÕES EDUCACIONAIS DA EQUIDADE RACIAL: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.67773Resumo
Neste relato de experiência, apresentamos e discutimos o projeto Cultura afrodescendente, desenvolvido em duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do centro-oeste paulista, com base na metodologia dialética, em que as atividades propostas perpassaram pela síncrese, análise e síntese de forma problematizadora, interativa e criativa, desenvolvendo a dialogicidade e a análise crítica dos conhecimentos sobre a África, entendendo-a como o berço da humanidade e reconhecendo a sua presença e importância na formação do povo brasileiro, instrumentalizando os/as estudantes para transformarem a forma de compreenderem e agirem no mundo. A partir da realização desse projeto, as crianças tiveram a oportunidade de (re)conhecer a cultura afrodescendente como inerente à nossa identidade e de minimizar as ideias preconceituosas e discriminatórias disseminadas ao longo da história. Durante a execução do projeto foi possível perceber que as crianças já se apropriavam do conhecimento e manifestavam mudanças em suas concepções e atitudes em relação às culturas africanas e às representações de si.
PALAVRAS-CHAVE: Equidade Racial. Interdisciplinar. Educação Básica.
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