NEOLIBERALISMO: ESCOLA COMO REPRODUTORA DAS DESIGUALDADES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.70661Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o Neoliberalismo como um dos fatores que levam à produção de concepções do Fracasso Escolar, reproduzindo desigualdades. Intenta-se discutir como os ideais neoliberais se introduzem no ambiente escolar, fazendo com que as relações sociais, políticas e econômicas se reproduzam na escola. Além disso, pretende compreender como tais ideais transformam o sentido da escola. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica dividida em dois momentos: explicar as bases do Neoliberalismo e seus desdobramentos e, em seguida, apresentar artigos que demonstram concepções de fracasso e que se aproximam a temas que remetem ao ideal neoliberal. A partir da pesquisa, foi possível perceber que o eixo fundamental que liga tais conceitos é a reprodução da desigualdade social na escola.
PALAVRAS-CHAVE: Neoliberalismo. Fracasso Escolar. Desigualdade Social. Educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.