MOVIMENTO SANTA CATARINA PELA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71318Resumo
O presente estudo resulta de pesquisa de doutorado desenvolvida na área de políticas educacionais. Como objetivo, busca caracterizar histórica e geograficamente a configuração do Movimento Santa Catarina pela Educação (MSCE), liderado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). A investigação, de cunho documental e bibliográfico, tem enfoque qualitativo com fundamento na perspectiva dialética. Utiliza como procedimentos a seleção e análise de materiais produzidos (relatórios, revistas, livros e apresentações em eventos) durante a primeira década do MSCE. As particularidades do fenômeno de estudo refletem a reconfiguração levada a termo no campo da política educacional catarinense e as implicações para o processo formativo. Considerando esse cenário, o MSCE é propositivo no tocante à escolarização. Suas ações estão costuradas estrategicamente em todo o território catarinense por meio de parcerias com redes públicas de ensino. A educação, nesse sentido, torna-se mercadoria de grande valor para alavancar a produtividade e a competição mercantil, sendo usada como mecanismo para fomentar os interesses do mercado empresarial.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Santa Catarina. Mercado. FIESC.
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