MOVIMENTO SANTA CATARINA PELA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71318

Resumo

O presente estudo resulta de pesquisa de doutorado desenvolvida na área de políticas educacionais. Como objetivo, busca caracterizar histórica e geograficamente a configuração do Movimento Santa Catarina pela Educação (MSCE), liderado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). A investigação, de cunho documental e bibliográfico, tem enfoque qualitativo com fundamento na perspectiva dialética. Utiliza como procedimentos a seleção e análise de materiais produzidos (relatórios, revistas, livros e apresentações em eventos) durante a primeira década do MSCE. As particularidades do fenômeno de estudo refletem a reconfiguração levada a termo no campo da política educacional catarinense e as implicações para o processo formativo. Considerando esse cenário, o MSCE é propositivo no tocante à escolarização. Suas ações estão costuradas estrategicamente em todo o território catarinense por meio de parcerias com redes públicas de ensino. A educação, nesse sentido, torna-se mercadoria de grande valor para alavancar a produtividade e a competição mercantil, sendo usada como mecanismo para fomentar os interesses do mercado empresarial.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Santa Catarina. Mercado. FIESC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Spricigo, Instituto Federal de Santa Catarina (UFSC), Criciúma, Santa Catarina, Brasil, fabriciospri@hotmail.com

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua como Pedagogo no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, lourivalfaed@gmail.com

Professor Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). Possui Estágio Pós-doutoral pela Escola de Educação e Humanidades da PUC/PR.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

SPRICIGO, F.; FILHO, L. J. M. MOVIMENTO SANTA CATARINA PELA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO . Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 293–308, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i1.71318. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71318. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos