A INCLUSÃO ESCOLAR EM UM CONTEXTO LOCAL: EVIDÊNCIAS DOCUMENTAIS DA REDE PÚBLICA EM HUMAITÁ-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.66976

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar a inclusão escolar através da análise de documentos que referenciam a Educação Especial na rede pública municipal de Humaitá-AM. O estudo é resultado da fase inicial de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento e caracteriza-se como documental. Neste sentido, os dados evidenciaram que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais, propiciado pela implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), registra a cada ano o aumento de matrículas de alunos público-alvo da Educação Especial nas escolas de ensino regular. Contudo, não se visualizou registros de ação que contemplasse a formação continuada para os professores de forma institucionalizada. Diante do aumento do número de matrículas, a inclusão escolar requer possibilidades para a permanência e continuidade dos alunos em outras etapas ou níveis da educação.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão Escolar. Educação Especial. Sala de Recursos Multifuncional. Atendimento Educacional Especializado.

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Biografia do Autor

Dnávia Miranda Neves Lobato, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá, Amazonas, Brasil, dnaviamn@hotmail.com

Professora da rede pública municipal de Humaitá/AM. Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades na UFAM. Tem formação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA); formação em licenciatura em Ciências Biológica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Fez pós-graduação Latu senso em Psicologia Escolar pela Faculdade de Rondônia (FARO) e em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Vera Lúcia Reis da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá, Amazonas, Brasil, verareis@ufam.edu.br

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo/RS (2015); realizou Estágio Doutorado Sanduíche na Universidade de Sevilha, Espanha, com bolsa CAPES. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Manaus/AM (2010); Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2004); Graduação em Pedagogia, também, pela Universidade Federal do Amazonas (1995). É professora da Universidade Federal do Amazonas - Campus Vale do Rio Madeira - Humaitá/AM, atuando como professora nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH).

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

LOBATO, D. M. N.; SILVA, V. L. R. da. A INCLUSÃO ESCOLAR EM UM CONTEXTO LOCAL: EVIDÊNCIAS DOCUMENTAIS DA REDE PÚBLICA EM HUMAITÁ-AM. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 30–42, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i1.66976. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/66976. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos