A INCLUSÃO ESCOLAR EM UM CONTEXTO LOCAL: EVIDÊNCIAS DOCUMENTAIS DA REDE PÚBLICA EM HUMAITÁ-AM
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.66976Resumo
Este artigo tem como objetivo evidenciar a inclusão escolar através da análise de documentos que referenciam a Educação Especial na rede pública municipal de Humaitá-AM. O estudo é resultado da fase inicial de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento e caracteriza-se como documental. Neste sentido, os dados evidenciaram que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais, propiciado pela implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), registra a cada ano o aumento de matrículas de alunos público-alvo da Educação Especial nas escolas de ensino regular. Contudo, não se visualizou registros de ação que contemplasse a formação continuada para os professores de forma institucionalizada. Diante do aumento do número de matrículas, a inclusão escolar requer possibilidades para a permanência e continuidade dos alunos em outras etapas ou níveis da educação.
PALAVRAS-CHAVE: Inclusão Escolar. Educação Especial. Sala de Recursos Multifuncional. Atendimento Educacional Especializado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.