CONTEXTO E DESDOBRAMENTOS DA IMPLANTAÇÃO DO MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO (MOBRAL) NO CEARÁ: PERCEPÇÕES DE SUJEITOS ENVOLVIDOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.67460Resumo
No Brasil, houve diversas tentativas de erradicar o analfabetismo de jovens e adultos por meio de vários programas, sendo um deles o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Esse foi um Programa que conseguiu se expandir até nas mais distantes cidades do interior do Brasil. Ciente desta realidade, o trabalho tem por objetivo geral situar o contexto político, econômico e educacional do Estado do Ceará à época em que o MOBRAL foi implantado. Objetiva ainda apresentar movimentos de educação popular que ocorreram antes do Golpe Civil Militar de 1964, e também o que estava acontecendo no contexto cearense por meio de relatos de educadores. O estudo, qualitativo, respaldou-se teoricamente em autores como: Paiva (1981), Jannuzzi (1987), Farias (2009) e Gomes (2012). Utilizou-se como fonte de coleta de dados entrevistas feitas pelo NUDOC/UFC com pessoas que trabalharam na Secretaria de Educação do Estado no período estudado. A análise dos dados aponta para mudanças no modo como a educação vinha sendo conduzida pelo Estado no momento em que a Ditadura se instaura no País. O trabalho que anteriormente era realizado por esses educadores foi interrompido pelo fato de suas ideias confrontarem a ideologia dos militares.
PALAVRAS-CHAVE: Educação de Jovens e Adultos. MOBRAL. Contexto Cearense.
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