FATORES DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: O CASO DO SINAQES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71439

Resumo

A presente pesquisa orientou-se pelo objetivo de investigar os fatores de implementação do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade – SINAQES em Moçambique, como política pública para o Ensino Superior. Procedeu-se a realização de uma Pesquisa Documental, baseando-se na análise de conteúdo de documentos oficiais. Identificou-se a instauração de um sistema educacional colonial, sua conversão para o período pós-independência, e a introdução da economia de mercado como determinantes contextuais relevantes, sob os quais o SINAQES é introduzido. Sua implementação encontrou-se em torno da articulação de diferentes atores: atores políticos, burocratas, especialistas, grupos de interesse e destinatários da iniciativa, sob um modelo que demonstrou concentrar-se numa concepção top-down.

PALAVRAS-CHAVE: Política de Qualidade da Educação. Ensino Superior. Implementação. Moçambique.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lainesse Benjamim Samussone , Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM), Vanduzi, Manica, Moçambique, manhunhute@gmail.com

Professora do Instituto Superior Politécnico de Manica (Moçambique). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (MG, Brasil). Mestre em Administração e Gestão de Negócios pela Africa University em Mutare, Zimbabwe.  Atua em linhas de pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação, Administração Pública, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas.

Suely de Fátima Ramos Silveira , Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, sramos@ufv.br

Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa (MG, Brasil). Doutora em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo (USP). Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica - APB- Administração Pública da ANPAD. Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Administração Pública - SBAP. Tem experiência atuando, principalmente nas áreas temáticas de Administração Pública; Políticas Públicas; Agenda, Formulação, Implementação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; Desenvolvimento.

Nayara Gonçalves Lauriano, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, nayaralauriano@gmail.com

Doutoranda e Mestre em Administração com concentração na área Pública do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (MG, Brasil). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Gestão Empresarial e Inovação (PUCPR). Atua em linhas de pesquisa sobre Inovação, Desenvolvimento Econômico e Indústria.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

SAMUSSONE , L. B. .; SILVEIRA , S. de F. R. .; LAURIANO, N. G. . FATORES DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE: O CASO DO SINAQES. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 309–323, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i1.71439. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71439. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos