ENTRE RETAS E CURVAS DO LEGADO FREIRIANO: UM ESTUDO A PARTIR DA RESISTENTE OBRA CENTENÁRIA DE PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.68364

Resumo

Este artigo enfoca, no campo científico, uma reflexão sobre a práxis educativa centenária do educador Paulo Freire. Para tanto, como abordagem metodológica, emprega-se uma análise bibliográfica, de cunho qualitativo, ao revisar os aspectos marcantes do trabalho, a fim de evidenciar a literatura de clássicos de Paulo Freire e de outros autores que pesquisaram a sua vasta obra. Conforme contexto histórico da educação, destaca-se a Pedagogia Freiriana, até então repugnada pela classe conservadora, por não corresponder aos interesses dominantes, mas de suma importância enquanto prática alinhada à autonomia, ao diálogo, e ao relacionamento humanitário. Ademais, comemorar o centenário desse grande educador em meio a uma pandemia instaurada é tentar acreditar mais no ser humano, na amorosidade e numa sociedade mais dialógica para todos e todas, apesar das retas e curvas interpostas, sobretudo no caminho educacional brasileiro. 

PALAVRAS-CHAVE: Paulo Freire. Centenário. Educação. Pedagogia Freiriana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdirene Eliane Bailon de Souza, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, vbailondesouza@gmail.com

Doutoranda na linha de pesquisa Famílias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano e Social pelo programa de Pós-graduação em Economia Doméstica da UFV – Viçosa/MG. Licenciada em Pedagogia e mestra em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integrante do grupo de pesquisa “Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade”, do PPGED / UFV e do grupo de pesquisa “Políticas Públicas e a formação de profissionais da Educação” (GEPPFOR), do DPE / UFV. 

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, ritamarciamello@gmail.com

Doutora em Educação (UFMG). Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-Doutora pela Université Paris Descartes (Sorbonne). Coordenadora do grupo de pesquisa Políticas Públicas e a formação de profissionais da Educação (GEPPFOR) na UFV - Viçosa/MG - Brasil.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

SOUZA, V. E. B. de; MELLO, R. M. A. V. de. ENTRE RETAS E CURVAS DO LEGADO FREIRIANO: UM ESTUDO A PARTIR DA RESISTENTE OBRA CENTENÁRIA DE PAULO FREIRE. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 1–12, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i1.68364. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68364. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos