ENTRE RETAS E CURVAS DO LEGADO FREIRIANO: UM ESTUDO A PARTIR DA RESISTENTE OBRA CENTENÁRIA DE PAULO FREIRE
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.68364Résumé
Este artigo enfoca, no campo científico, uma reflexão sobre a práxis educativa centenária do educador Paulo Freire. Para tanto, como abordagem metodológica, emprega-se uma análise bibliográfica, de cunho qualitativo, ao revisar os aspectos marcantes do trabalho, a fim de evidenciar a literatura de clássicos de Paulo Freire e de outros autores que pesquisaram a sua vasta obra. Conforme contexto histórico da educação, destaca-se a Pedagogia Freiriana, até então repugnada pela classe conservadora, por não corresponder aos interesses dominantes, mas de suma importância enquanto prática alinhada à autonomia, ao diálogo, e ao relacionamento humanitário. Ademais, comemorar o centenário desse grande educador em meio a uma pandemia instaurada é tentar acreditar mais no ser humano, na amorosidade e numa sociedade mais dialógica para todos e todas, apesar das retas e curvas interpostas, sobretudo no caminho educacional brasileiro.
PALAVRAS-CHAVE: Paulo Freire. Centenário. Educação. Pedagogia Freiriana.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.