CINCO LIÇÕES PAULO FREIRIANAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO E A SITUAÇÃO JUVENIL NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71420Resumo
A pandemia da covid-19 produziu impactos diversos sobre o ambiente educacional. Neste sentido, entendendo que boa parte do público de escolas públicas compreende estudantes jovens, buscamos identificar quais foram os impactos da pandemia da covid-19 sobre eles. O percurso metodológico compreendeu uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio da revisão sistemática da literatura, nas bases de revistas brasileiras avaliadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A reflexão produzida, à luz do pensamento freiriano, possibilita-nos reforçar a necessidade de manter um olhar atento sobre esta realidade, assim como exigir que políticas públicas possam ser instituídas de modo a atenuar os impactos futuros do atual contexto na vida desses jovens.
PALAVRAS-CHAVE: Paulo Freire. Educação. Juventudes. Pandemia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.