CINCO LIÇÕES PAULO FREIRIANAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO E A SITUAÇÃO JUVENIL NA PANDEMIA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71420

Résumé

A pandemia da covid-19 produziu impactos diversos sobre o ambiente educacional. Neste sentido, entendendo que boa parte do público de escolas públicas compreende estudantes jovens, buscamos identificar quais foram os impactos da pandemia da covid-19 sobre eles. O percurso metodológico compreendeu uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio da revisão sistemática da literatura, nas bases de revistas brasileiras avaliadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A reflexão produzida, à luz do pensamento freiriano, possibilita-nos reforçar a necessidade de manter um olhar atento sobre esta realidade, assim como exigir que políticas públicas possam ser instituídas de modo a atenuar os impactos futuros do atual contexto na vida desses jovens.

PALAVRAS-CHAVE: Paulo Freire. Educação. Juventudes. Pandemia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Tarcísio Augusto Alves Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil, tarcisiodeescada@gmail.com

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2001), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal Rural de Pernambuco, lotado no Departamento de Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia atuando, principalmente, nos seguintes temas: juventudes, educação, meio ambiente, conflitos socioambientais, educação ambiental, sindicalismo rural e desenvolvimento territorial rural.

Luana Rayza da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil, luanarayzasilva@gmail.com

Graduanda pelo curso de bacharelado em ciências sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é voluntária no Programa de Iniciação Científica (PIC / UFRPE) e monitora de bolso na disciplina de Introdução à Ciência Política da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Sou membro de dois Grupos de Pesquisa: Ecopolítica, Pós-capitalismo e Direito à Cidade (UFRPE) e Cidades Litorâneas e Turismo (Cilitur / UFPE).

Publié-e

2022-04-30

Comment citer

SILVA, T. A. A.; SILVA, L. R. da. CINCO LIÇÕES PAULO FREIRIANAS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO E A SITUAÇÃO JUVENIL NA PANDEMIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 203–217, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i1.71420. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71420. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos