CINCO LECCIONES PAULO FREIRIANAS PARA PENSAR SOBRE LA EDUCACIÓN Y LA SITUACIÓN DE LA JUVENTUD EN LA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71420Resumen
La pandemia de covid-19 produjo diferentes impactos en el entorno educativo. En este sentido, a sabiendas que la mayoría del público de escuelas públicas son estudiantes jóvenes, buscamos identificar como se expresaron los impactos de la pandemia de covid-19 en ellos. El recorrido metodologico se realizó a través de una investigación bibliográfica realizadas partir de la revisión sistemática de la literatura, en bases de datos de revistas brasileñas evaluadas por la "Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)". La reflexión producida, a la luz del pensamiento freiriano, posibilita reafirmar la necesidad de mantener una mirada atenta sobre la realidad, así como exigir que se puedan construir políticas públicas con el objetivo de atenuar los impactos futuros del actual contexto.
PALABRAS CLAVE: Paulo Freire. Educación. Juventudes. Pandemia
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.