ESCOLA COMERCIAL DE ILHÉUS: NOTAS DA IMPRENSA ILHEENSE SOBRE UMA INSTITUIÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS DO COMÉRCIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.74976

Resumo

O presente texto tem o objetivo de discutir o processo de criação da Escola Comercial de Ilhéus a partir das publicações realizadas no jornal Diário da Tarde, na década de 1930, utilizando uma abordagem qualitativa e a análise documental. É uma pesquisa em andamento sobre a criação da Escola Comercial de Ilhéus, pesquisa do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação. Esta instituição foi criada em 1934 e encontra-se funcionando. Os resultados parciais apontam para uma ação efetiva da Associação dos Empregados do Comércio para a criação desta instituição escolar, com a finalidade de qualificar os trabalhadores do comércio da cidade de Ilhéus. A imprensa local, através do Diário da Tarde, enfatizou ao longo da década de 1930 as ações em benefício da criação, manutenção e funcionamento desta instituição de ensino.

 PALAVRAS-CHAVE: História da Educação; Instituições Escolares; Escola Comercial; Imprensa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flordeni Santos Matos Freitas, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil, fsmfreitas@uesc.br

Licenciada em História, Pós Graduada História Regional-UESC, Metodologia da Educação Profissional –UNEB, Mestranda em Educação- PPGE/UESC, membro do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação-GRUPPHED/UESC.

Cristiane Batista da Silva Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, Brasil, cbssantos@uesc.br

Historiadora, pesquisadora das questões étnico-raciais, professora Adjunta do DCIE - Departamento de Ciências da Educação da UESC e do PPGE - Mestrado Profissional em Educação, membro do GRUPPHED - Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação-, coordenadora da Linha 3 intitulada "População negra na Bahia: História da Educação e Ensino de História " com o Projeto de Pesquisa Histórias da Educação, Racialização e Trabalho entre a escravidão e o pós-abolição no sul da Bahia.

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

FREITAS, F. S. M.; SANTOS, C. B. da S. ESCOLA COMERCIAL DE ILHÉUS: NOTAS DA IMPRENSA ILHEENSE SOBRE UMA INSTITUIÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS DO COMÉRCIO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 1, p. 132–149, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i1.74976. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74976. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos