PRÁTICAS COMEMORATIVAS DA SEMANA DA CRIANÇA NA ESCOLA PARQUE DE BRASÍLIA (1960-1971)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.73903Palavras-chave:
História da Educação; Festas Escolares; Semana da Criança; Brasília.Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar quais práticas comemorativas eram mobilizadas para festejar a Semana da Criança na Escola Parque de Brasília, entre os anos de 1960 a 1971. O corpus empírico privilegiado é constituído por notícias sobre as comemorações da Semana da Criança na Escola Parque veiculadas no jornal Correio Braziliense. Em termos metodológicos, utilizou-se o método onomástico, de Carlo Ginzburg. Os resultados apontam que, no período em tela, as práticas que visavam demarcar e celebrar a Semana da Criança na Escola Parque podem ser categorizadas em três grupos: práticas artísticas, práticas escolares e práticas esportivas. Eram, concomitantemente, celebrativas e educativas, já que intentavam inculcar determinados hábitos, comportamentos e condutas, produzindo certos modelos de criança que se queria dar a ver e exaltar por meio desta festa escolar.
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