EFEITOS DE LUGAR NAS DESIGUALDADES DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75439

Palavras-chave:

Efeitos de Lugar; A miséria do Mundo; Pierre Bourdieu; Educação Superior; Desigualdades.

Resumo

A expansão de vagas na educação superior nas décadas do 2000 e 2010 no Brasil decorre de políticas públicas de incremento da taxa líquida de frequência (TLF), cumulada com a meta de diminuição das desigualdades sociais e regionais. Neste artigo, explorando os conceitos de “espaço físico apropriado” e de “espaço social reificado” abordados por Pierre Bourdieu (2003) em A Miséria do Mundo, em especial no texto “Efeitos de lugar”, objetiva-se verificar se a expansão de vagas ocorrida no Estado do Rio de Janeiro alcançou uma expressão de democratização, considerando não somente a distribuição das oportunidades de acesso nas diferentes regiões geográficas imediatas do Estado, mas, também, o perfil de renda domiciliar per capita dos estudantes. Na análise, foram utilizados dados do Censo Demográfico de 2000 e de 2010, e os achados apontam para a manutenção de desigualdades, suscitando a presença do Estado como agente essencial no projeto de democratização da educação superior.

PALAVRAS-CHAVE: Efeitos de Lugar; A miséria do Mundo; Pierre Bourdieu; Educação Superior; Desigualdades.

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Biografia do Autor

Alexandre Ramos de Azevedo, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Brasília, Distrito Federal, Brasil, alexandre.azevedo@inep.gov.br

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e doutorando em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também é membro do Laboratório sobre Acesso e Permanência na Educação Superior – LAP/UFF.

Hustana Maria Vargas, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, hustanavargas@id.uff.br

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o Laboratório sobre Acesso e Permanência na Educação Superior – LAP/UFF.

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Publicado

2023-08-29

Como Citar

AZEVEDO, A. R. de; VARGAS, H. M. EFEITOS DE LUGAR NAS DESIGUALDADES DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 358–377, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.75439. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75439. Acesso em: 11 maio. 2024.