EFEITOS DE LUGAR NAS DESIGUALDADES DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75439

Palavras-chave:

Efeitos de Lugar; A miséria do Mundo; Pierre Bourdieu; Educação Superior; Desigualdades.

Resumo

A expansão de vagas na educação superior nas décadas do 2000 e 2010 no Brasil decorre de políticas públicas de incremento da taxa líquida de frequência (TLF), cumulada com a meta de diminuição das desigualdades sociais e regionais. Neste artigo, explorando os conceitos de “espaço físico apropriado” e de “espaço social reificado” abordados por Pierre Bourdieu (2003) em A Miséria do Mundo, em especial no texto “Efeitos de lugar”, objetiva-se verificar se a expansão de vagas ocorrida no Estado do Rio de Janeiro alcançou uma expressão de democratização, considerando não somente a distribuição das oportunidades de acesso nas diferentes regiões geográficas imediatas do Estado, mas, também, o perfil de renda domiciliar per capita dos estudantes. Na análise, foram utilizados dados do Censo Demográfico de 2000 e de 2010, e os achados apontam para a manutenção de desigualdades, suscitando a presença do Estado como agente essencial no projeto de democratização da educação superior.

PALAVRAS-CHAVE: Efeitos de Lugar; A miséria do Mundo; Pierre Bourdieu; Educação Superior; Desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Ramos de Azevedo, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Brasília, Distrito Federal, Brasil, alexandre.azevedo@inep.gov.br

Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e doutorando em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também é membro do Laboratório sobre Acesso e Permanência na Educação Superior – LAP/UFF.

Hustana Maria Vargas, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, hustanavargas@id.uff.br

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o Laboratório sobre Acesso e Permanência na Educação Superior – LAP/UFF.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 23 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2001. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 23 ago. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Seção 1, p. 1. Edição extra. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 23: ago. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Expansão das universidades federais: o sonho se torna realidade! período de 2003 a 2006. Brasília, DF: Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU-MEC), 2006.

BOURDIEU, P. Espaço físico, espaço social e espaço físico apropriado. Estudos Avançados, São Paulo, v. 27, n. 79, p. 133-144, 2013.

BOURDIEU, P. Efeitos de lugar. In: BOURDIEU, P. (coord.). A Miséria do Mundo. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. 2 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2018.

CHAMPAGNE, P. Miséria do mundo (A) (La misère du monde). In: CATANI, A. M. et al. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira. Sinopses estatísticas do Censo da Educação Superior. 2000 e 2010. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/censo/2000/Superior/sinopse_superior-2000.pdf. Acesso em: 28 fev. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias: 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

OPNE. Observatório do PNE. Disponível em: https://observatoriodopne.org.br/meta/educacao-superior?tab=indicators&accordion=%5B%7B%22idx%22%3A0%2C%22toggledList%22%3A%5B1%5D%2C%22id%22%3A%22accordion-0-1%22%7D%5D. Acesso em: 20 fev. 2023.

PESSOA, D. G. C.; NASCIMENTO SILVA, P. L. do. Análise de Dados Amostrais Complexos. São Paulo: Associação Brasileira de Estatística (ABE), 1998.

PETERS, G. A caminho da cidade: momentos decisivos na teorização do espaço geográfico em Bourdieu. In: Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 37, n. 3, set./dez., 2022.

QUEIRÓS, J. Efeitos de lugar, (in)ação do Estado e dissolução da vida comunitária num bairro do Porto. In: Pierre Bourdieu: vinte anos depois, legado e usos de uma prática de investigação sociológica. Configurações Revista Ciências Sociais, Braga, n°. 29, 2022.

SILVA, N. do V. Expansão escolar e estratificação educacional no Brasil. In: HASENBALG, C.; SILVA, N. do V. Origens e destinos: desigualdades sociais ao longo da vida. Rio de Janeiro: Topbooks, 2003.

TAVARES JÚNIOR, F. Desigualdades, atitudes sociais e educação. In: VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), setembro de 2004. Disponível em: www.ces.uc.pt/lab2004/inscricao/pdfs/painel42/FernandoTavaresJunior.pdf. Acesso em: 2 fev. 2008.

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

AZEVEDO, A. R. de; VARGAS, H. M. EFEITOS DE LUGAR NAS DESIGUALDADES DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 358–377, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.75439. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75439. Acesso em: 18 nov. 2024.