EFEITOS DE LUGAR NAS DESIGUALDADES DE ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75439Mots-clés :
Efeitos de Lugar; A miséria do Mundo; Pierre Bourdieu; Educação Superior; Desigualdades.Résumé
A expansão de vagas na educação superior nas décadas do 2000 e 2010 no Brasil decorre de políticas públicas de incremento da taxa líquida de frequência (TLF), cumulada com a meta de diminuição das desigualdades sociais e regionais. Neste artigo, explorando os conceitos de “espaço físico apropriado” e de “espaço social reificado” abordados por Pierre Bourdieu (2003) em A Miséria do Mundo, em especial no texto “Efeitos de lugar”, objetiva-se verificar se a expansão de vagas ocorrida no Estado do Rio de Janeiro alcançou uma expressão de democratização, considerando não somente a distribuição das oportunidades de acesso nas diferentes regiões geográficas imediatas do Estado, mas, também, o perfil de renda domiciliar per capita dos estudantes. Na análise, foram utilizados dados do Censo Demográfico de 2000 e de 2010, e os achados apontam para a manutenção de desigualdades, suscitando a presença do Estado como agente essencial no projeto de democratização da educação superior.
PALAVRAS-CHAVE: Efeitos de Lugar; A miséria do Mundo; Pierre Bourdieu; Educação Superior; Desigualdades.
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