EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES ACERCA DOS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71498

Resumo

O presente artigo objetiva analisar os enfoques da educação campesina a partir da perspectiva de valorização de saberes históricos e sociológicos, no intuito de compreender os fundamentos educacionais por meio de uma reflexão dialética. Como método, realizou-se uma revisão de literatura recorrendo a bancos de dados e revistas científicas com descritores prescritos que apontaram para a educação do campo à luz da concepção de subjetividade bourdieusiana em consonância com as obras freireanas. Como resultado, identificou-se que mesmo fundamentado pela Carta Magna, leis, resoluções e decretos, a garantia efetiva de uma educação almejada pelas escolas do país tornou-se um grande desafio para os responsáveis das políticas públicas educacionais. Portanto, considera-se que o ensino do campo carece de profissionais capacitados, cuja formação possibilite uma reflexão crítica das labutas existentes para essa modalidade de ensino, além de investimentos diretos nas escolas do campo, pressionadas por um modelo econômico excludente, ao qual exige maior conhecimento social e cultural dos sujeitos para que possam minimizar os impactos já sofridos historicamente e agora durante a pandemia do SARS-Cov-2.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo. Formação Docente. Fundamentação Sócio-histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Feitosa Avelino, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil, wagner.avelino@unesp.br

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Rio Claro. Especialização em História pela Unicamp. Especialização Institucional e Clínica em Neuropsicopedagogia pela FAEESP. Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Net Work. Especialização em História do Brasil pelas Faculdades Integradas Simonsem. Graduado em História e em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas, Gestão, Sujeito Contemporâneo, Formação Inicial e Continuada e Práticas Pedagógicas. É professor da Educação Básica pela Secretaria de Educação do estado de São Paulo, possui experiências como Coordenador Pedagógico e Diretor Escolar. Núcleo de Estudos em Teoria Social Cognitiva e Práticas Educativas (DGP/Lattes) e tem investigado o construto da autoeficácia no desenvolvimento da carreira docente e no contexto da escola saudável.

Edna Morais Andrade de Almeida, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil, ednamoraisba@gmail.com

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) atuando na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Anhanguera - UNIDERP (2013), Graduação em Artes Visuais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Anhanguera (UNIDERP). Atualmente é professora da Educação Básica I - Secretaria Municipal da Educação de Limeira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Raios de Sol da UNESP - Rio Claro.

Karla de Magalhães Carvalho, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil, karla.magalhaes@unesp.br

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) atuando na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente. Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Escola Superior de Tecnologia e Educação de Rio Claro (2014). Pós-Graduada em Alfabetização e letramento (2016) e AEE e Educação Inclusiva (2018). Trabalha como professora do Ensino Fundamental no município de Rio Claro desde 2018.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Como Citar

AVELINO, W. F.; ALMEIDA, E. M. A. de; CARVALHO, K. de M. EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES ACERCA DOS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1046–1063, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.71498. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71498. Acesso em: 23 abr. 2024.