EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES ACERCA DOS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71498Resumo
O presente artigo objetiva analisar os enfoques da educação campesina a partir da perspectiva de valorização de saberes históricos e sociológicos, no intuito de compreender os fundamentos educacionais por meio de uma reflexão dialética. Como método, realizou-se uma revisão de literatura recorrendo a bancos de dados e revistas científicas com descritores prescritos que apontaram para a educação do campo à luz da concepção de subjetividade bourdieusiana em consonância com as obras freireanas. Como resultado, identificou-se que mesmo fundamentado pela Carta Magna, leis, resoluções e decretos, a garantia efetiva de uma educação almejada pelas escolas do país tornou-se um grande desafio para os responsáveis das políticas públicas educacionais. Portanto, considera-se que o ensino do campo carece de profissionais capacitados, cuja formação possibilite uma reflexão crítica das labutas existentes para essa modalidade de ensino, além de investimentos diretos nas escolas do campo, pressionadas por um modelo econômico excludente, ao qual exige maior conhecimento social e cultural dos sujeitos para que possam minimizar os impactos já sofridos historicamente e agora durante a pandemia do SARS-Cov-2.PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo. Formação Docente. Fundamentação Sócio-histórica.
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