EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES ACERCA DOS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71498Résumé
O presente artigo objetiva analisar os enfoques da educação campesina a partir da perspectiva de valorização de saberes históricos e sociológicos, no intuito de compreender os fundamentos educacionais por meio de uma reflexão dialética. Como método, realizou-se uma revisão de literatura recorrendo a bancos de dados e revistas científicas com descritores prescritos que apontaram para a educação do campo à luz da concepção de subjetividade bourdieusiana em consonância com as obras freireanas. Como resultado, identificou-se que mesmo fundamentado pela Carta Magna, leis, resoluções e decretos, a garantia efetiva de uma educação almejada pelas escolas do país tornou-se um grande desafio para os responsáveis das políticas públicas educacionais. Portanto, considera-se que o ensino do campo carece de profissionais capacitados, cuja formação possibilite uma reflexão crítica das labutas existentes para essa modalidade de ensino, além de investimentos diretos nas escolas do campo, pressionadas por um modelo econômico excludente, ao qual exige maior conhecimento social e cultural dos sujeitos para que possam minimizar os impactos já sofridos historicamente e agora durante a pandemia do SARS-Cov-2.PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo. Formação Docente. Fundamentação Sócio-histórica.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.