A MISÉRIA DO MUNDO: SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO E DISCRIMINAÇÃO NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA (BRASIL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75952

Palavras-chave:

Memória Docente; Discriminação; Exclusão; Misérias.

Resumo

O objetivo deste texto é investigar situações de exclusão e discriminação nas memórias de professores que atuaram na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (Brasil) e que se encontravam, entre 2009 e 2013, na condição de aposentados. Tem-se como questão norteadora: como situações de exclusão e discriminação (racial, orientação sexual, de origem social, religiosa) ocorreram no contexto educacional de Santa Catarina, tendo como perspectiva de análise as memórias de professores aposentados? Trata-se de uma pesquisa sócio-histórico-documental com abordagem qualitativa em suas análises, a partir de conceitos e aproximações com a obra A miséria do mundo, de Pierre Bourdieu. O estudo contribui para a reconstrução das trajetórias de professores, demarcando situações de exclusão e discriminação vivenciadas nos tempos e espaços escolares.

PALAVRAS-CHAVE: Memória Docente; Discriminação; Exclusão; Misérias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Aparecida de Oliveira Hoeller, Instituto Federal Catarinense (IFC), Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil, solange.hoeller@ifc.edu.br

Professora efetiva do IFC – Instituto Federal Catarinense.  Pós-doutoranda em Educação pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Educação pela– Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação pela UFPR – Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Educação e Cultura pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia. Licenciada em História.

Referências

ALVARENGA, C. B.; MEDEIROS, S. (org.). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica: diversidade e inclusão. Brasília: Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, 2013. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/component/k2/item/download/18_9d9481384bf9d42dc66786b802d9d0d8. Acesso em: 21 jan. 2023.

BRASIL. Lei N.º 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1961. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 21 jan. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 21 jan. 2023.

BRASIL. Lei N.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 21 jan. 2023.

BRASIL. Lei N.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 21 jan. 2023.

BOURDIEU, P. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BOURDIEU, P. La distinction. Paris: Minuit, 1979.

BOURDIEU, P. A miséria do mundo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

BOURDIEU, P.; CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In: BOURDIEU, P. (Coord.) A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 2001.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani (Org.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

FONSECA, M. V. População negra e educação: o perfil racial das escolas mineiras no século XIX. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2010.

FRANCERIES, F. P. Bourdieu, dir., La misère du monde. Politix, [s. l.], v. 7, n. 25, L'imagination statistique, p. 160-166, Premier trimestre 1994. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/polix_0295-2319_1994_num_7_25_1831. Acesso em: 21 jan. 2023.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares. São Paulo: Ática, 2004.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.

MAYER, N. L'entretien selon Pierre Bourdieu. Analyse critique de La misère du monde. Revue française de sociologie, [s. l.], v. 36, n. 2, p. 355-370, 1995. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/rfsoc_0035-2969_1995_num_36_2_4407. Acesso em: 21 jan. 2023.

POLLACK. M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos. v. 2, n. 3. Rio de Janeiro, 1989, p. 3-15.

VALLE, I. O. A obra do sociólogo Pierre Bourdieu: uma irradiação incontestável. Educ. Pesqui, [s. l.], v. 33, n. 1, Abr. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000100008. Acesso em: 21 jan. 2023.

VALLE, I. R.; SILVA, V. L. G.; DAROS, M. D. (Orgs.). Educação escolar e justiça social. Florianópolis: NUP, 2010.

VALLE, I. R. “A escola não faz mais a diferença”: as transformações da educação pública catarinense na ótica dos professores. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, FURB, v. 9, n. 2, p. 342-371, mai./ago, 2014.

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

HOELLER, S. A. de O. A MISÉRIA DO MUNDO: SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO E DISCRIMINAÇÃO NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA (BRASIL). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 398–412, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.75952. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75952. Acesso em: 18 nov. 2024.