A MISÉRIA DO MUNDO: SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO E DISCRIMINAÇÃO NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA (BRASIL)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75952

Mots-clés :

Memória Docente; Discriminação; Exclusão; Misérias.

Résumé

O objetivo deste texto é investigar situações de exclusão e discriminação nas memórias de professores que atuaram na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina (Brasil) e que se encontravam, entre 2009 e 2013, na condição de aposentados. Tem-se como questão norteadora: como situações de exclusão e discriminação (racial, orientação sexual, de origem social, religiosa) ocorreram no contexto educacional de Santa Catarina, tendo como perspectiva de análise as memórias de professores aposentados? Trata-se de uma pesquisa sócio-histórico-documental com abordagem qualitativa em suas análises, a partir de conceitos e aproximações com a obra A miséria do mundo, de Pierre Bourdieu. O estudo contribui para a reconstrução das trajetórias de professores, demarcando situações de exclusão e discriminação vivenciadas nos tempos e espaços escolares.

PALAVRAS-CHAVE: Memória Docente; Discriminação; Exclusão; Misérias.

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Solange Aparecida de Oliveira Hoeller, Instituto Federal Catarinense (IFC), Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil, solange.hoeller@ifc.edu.br

Professora efetiva do IFC – Instituto Federal Catarinense.  Pós-doutoranda em Educação pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Educação pela– Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação pela UFPR – Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Educação e Cultura pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduada em Pedagogia. Licenciada em História.

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Publié-e

2023-08-29

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HOELLER, S. A. de O. A MISÉRIA DO MUNDO: SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO E DISCRIMINAÇÃO NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA (BRASIL). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 398–412, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.75952. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75952. Acesso em: 17 juill. 2024.