EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ASSIMILAÇÃO CULTURAL NA SOCIEDADE GUIANENSE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75010Palavras-chave:
Educação; Guiana Francesa; Princípio da Igualdade; Racismo.Resumo
O artigo tem por objetivo suscitar uma reflexão acerca do sistema educacional francês, que foi baseado no princípio da igualdade. Esse princípio quando se aplica de maneira universalista e abstrata chega a ser considerado um sistema de domínio e de aculturação, assim como deixa de viabilizar a formação de uma identidade. No caso da Guiana, as discussões ultrapassam a raça e o racismo. Utilizamos a pesquisa qualitativa, a entrevista semiestruturada e a observação na coleta de dados. A pesquisa revelou que esse princípio aplicado de maneira abstrata inviabiliza discussões sobre direitos, raça e racismo, além de produzir desigualdades sociais. No sistema educacional exerce duplo papel de controle: o de manutenção da ordem social e o “civilizatório” que suprime as identidades negras, ao tempo que privilegia a hegemonia cultural francesa.
PALAVRAS-CHAVE: Educação; Guiana Francesa; Princípio da Igualdade; Racismo.
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