EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ASSIMILAÇÃO CULTURAL NA SOCIEDADE GUIANENSE

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.75010

Mots-clés :

Educação; Guiana Francesa; Princípio da Igualdade; Racismo.

Résumé

O artigo tem por objetivo suscitar uma reflexão acerca do sistema educacional francês, que foi baseado no princípio da igualdade. Esse princípio quando se aplica de maneira universalista e abstrata chega a ser considerado um sistema de domínio e de aculturação, assim como deixa de viabilizar a formação de uma identidade. No caso da Guiana, as discussões ultrapassam a raça e o racismo. Utilizamos a pesquisa qualitativa, a entrevista semiestruturada e a observação na coleta de dados. A pesquisa revelou que esse princípio aplicado de maneira abstrata inviabiliza discussões sobre direitos, raça e racismo, além de produzir desigualdades sociais. No sistema educacional exerce duplo papel de controle: o de manutenção da ordem social e o “civilizatório” que suprime as identidades negras, ao tempo que privilegia a hegemonia cultural francesa.

 PALAVRAS-CHAVE: Educação; Guiana Francesa; Princípio da Igualdade; Racismo.

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Piedade Lino Videira, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil, piedadevideira08@gmail.com

Mestra e doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Eixo temático de pesquisa: Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola. Linha teórica: Sociopoética, Cultura e Relações Étnico-Raciais. Professora adjunta da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), lotada no curso de Pedagogia. Integra o corpo docente do mestrado em Educação da UNIFAP. Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola, CNPq.

José José Gerardo Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil, gerardovasconcelos1964@gmail.com

Pós-doutor em História da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Núcleo de História e Memória da Educação (NHIME).

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil, elivaldo.pa@hotmail.com

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Atualmente é professor substituto na Universidade Estadual do Amapá (UEAP) e professor coorientador no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais, CNPq.

 

Enilton Ferreira Vieira, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil, nilton331@gmail.com

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Administrador e Advogado. Possui experiência na área de administração pública, com ênfase em contabilidade e finanças públicas e auditoria. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola, CNPq.

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2023-09-04

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VIDEIRA, P. L.; VASCONCELOS, J. J. G.; CUSTÓDIO, E. S.; VIEIRA, E. F. EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ASSIMILAÇÃO CULTURAL NA SOCIEDADE GUIANENSE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 504–521, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.75010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/75010. Acesso em: 21 déc. 2024.