MISÉRIA DE CONDIÇÃO E MISÉRIA DE POSIÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.76585

Palavras-chave:

Desigualdades de Classe e Gênero; Periferias; Entrevistas; Miséria do Mundo; Pierre Bourdieu.

Resumo

O artigo discute algumas das lições deixadas pelo livro A Miséria do Mundo (BOURDIEU, 1993) à luz dos achados de uma entrevista de pesquisa realizada com um padre católico, na qual ele discorre sobre a participação das mulheres nos movimentos sociais que liderou: por moradia, educação, saúde nas periferias de uma grande metrópole brasileira. A equipe de pesquisa aliou a realização de entrevistas semiestruturadas e a análise de séries estatísticas. O depoimento do padre é apresentado quase na íntegra neste artigo. Em seguida, trazemos os resultados parciais de uma Análise de Componentes Principais, realizada com base em estatísticas públicas (CENSO POPULACIONAL, IBGE, 2012). A entrevista e a análise estatística permitem trabalhar em dois planos distintos as noções de “miséria de condição” e “miséria de posição”, propostas em A Miséria do Mundo.

PALAVRAS-CHAVE: Desigualdades de Classe e Gênero; Periferias; Entrevistas; Miséria do Mundo; Pierre Bourdieu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Serroni Perosa, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil, grazielaperosa@yahoo.com.br

Professora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), coordenadora do Programa de Pós Graduação em Estudos Culturais e pesquisadora do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP/EACH/USP). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Adriana Santiago Rosa Dantas, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, novadrica@gmail.com

Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Educação na área de Sociologia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Fez estágio doutoral na Université Paris 1 Panthéon Sorbonne (outono/inverno 2017-2018). Mestra em Filosofia na área de Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) na USP. Bacharela em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Licenciada em Letras/Português pela Universidade Cruzeiro do Sul. Fez estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação na Unicamp, se dedicando a investigar a implantação das comissões de heteroidentificação para ingresso no ensino superior público por cotas raciais, tanto a institucionalização quanto o processo de racialização subjacente à atuação dessas comissões.

Referências

ANDRADE, Cleide Lugarini. As lutas sociais por moradia de São Paulo: a experiência de São Miguel Paulista e Ermelino Matarazzo. 1989. 230 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1989.

BOURDIEU, Pierre. A dissolução do religioso. São Paulo: Brasiliense, 1990.

BOURDIEU, Pierre. La misère du monde. Paris: Seuil, 1993.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

CABANES, Robert; GEORGES, Isabel; RIZEK, Cibele Saliba; TELLES, Vera da Silva (org.). Saídas de emergência: ganhar/perder a vida na periferia de São Paulo. São Paulo: Boitempo, 2011.

CHAMPAGNE, Patrick. La Misère du Monde. In: SAPIRO, Gisèle (Org.). Dictionnaire international Bourdieu. Paris: CNRS, 2020.

DANTAS, Adriana Santiago Rosa. A USP da periferia: A participação política contribuindo para desconstruir as lógicas espaciais. Geofronter, Campo Grande, MS, v. 2, n. 5, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/3621. Acesso em: 21 Ago 2023.

FAGUER, Jean-Pierre. Épouse et collaboratrice. In: BOURDIEU, Pierre. La misère du monde. Paris: Seuil, 1993.

FAGUER, Jean-Pierre. Esposa e colaboradora. In: BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Petrópolis, Vozes, 1998.

FERREIRA, Daniela Maria. Filósofos à brasileira: catolicismo e autonomia dos debates intelectuais. 1 ed. v. 1. Campinas, SP: Arte Escrita, 2010.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

IFFLY, Catherine. Transformar a metrópole: Igreja Católica, territórios e mobilizações sociais em São Paulo, 1970‐2000; tradução de Maria Clara Cescato, Henri Decoster, Sebastião Nascimento, com a colaboração de Catherine Iffly. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

ILHA, Michele Mazza; LEAL, Sandra Maria Cezar; SOARES, Joannie dos Santos Fachinelli. Mulheres internadas por agressão em um hospital de pronto socorro: (in)visibilidade da violência. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, RS, v. 31, n. 2, p. 328-334. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/rfTDcWZmtM8kVBJvQ4vH7cz/?lang=pt#. Acesso em: 21 Ago 2023.

KOWARICK, Lúcio. A espoliação urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

MARQUES, E. Estrutura Social e Segregação em São Paulo: Transformações na Década de 2000. Dados, v. 57, n. 3, p. 675–710, jul. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/88j99YwHTzk5XgHZnwKBgGz/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 21 Ago 2023.

PEROSA, Graziela Serroni; DANTAS, Adriana Santiago Rosa. A escolha da escola privada em famílias dos grupos populares. Educação e Pesquisa, São Paulo, SP, v. 43, n. 4, p. 987-1004, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/NL8BcBncVfnFCZpjcvsDYHs/?lang=pt. Acesso em : 21 Ago 2023.

PEROSA, Graziela Serroni; DANTAS, Adriana Santiago Rosa MARCON, Helena de Souza; CRUZ, Isamara Lopes Rocha. Transformations of the Working Classes and of the Schooling Supply in São Paulo. Brésil(S) – Sciences Humaines et Sociales, Paris, n. 8, p. 97-121, 2015. Disponível em : https://journals.openedition.org/bresils/1612#text. Acesso em : 21 Ago 2023.

PEROSA, Graziela Serroni; LEBARON, Frédéric; LEITE, Cristiane Kerches da Silva. O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo. Pro-posições, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 99-118, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/th4YMSxnhqH9ZPYZgJMNLfB/?lang=pt#. Acesso em : 21 Ago 2023.

SADER, Eder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo, 1970-80. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

SAYAD, A. A emancipação. In: Bourdieu, Pierre. A miséria do mundo. Petrópolis, Vozes, 1993, p. 673-682.

SPOSITO, Marilia Pontes. A ilusão fecunda: a luta por educação nos movimentos populares. 2. ed. São Paulo: HUCITEC, 2010.

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

PEROSA, G. S.; DANTAS, A. S. R. MISÉRIA DE CONDIÇÃO E MISÉRIA DE POSIÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 307–325, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.76585. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76585. Acesso em: 18 nov. 2024.