MISÉRIA DE CONDIÇÃO E MISÉRIA DE POSIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.76585Palavras-chave:
Desigualdades de Classe e Gênero; Periferias; Entrevistas; Miséria do Mundo; Pierre Bourdieu.Resumo
O artigo discute algumas das lições deixadas pelo livro A Miséria do Mundo (BOURDIEU, 1993) à luz dos achados de uma entrevista de pesquisa realizada com um padre católico, na qual ele discorre sobre a participação das mulheres nos movimentos sociais que liderou: por moradia, educação, saúde nas periferias de uma grande metrópole brasileira. A equipe de pesquisa aliou a realização de entrevistas semiestruturadas e a análise de séries estatísticas. O depoimento do padre é apresentado quase na íntegra neste artigo. Em seguida, trazemos os resultados parciais de uma Análise de Componentes Principais, realizada com base em estatísticas públicas (CENSO POPULACIONAL, IBGE, 2012). A entrevista e a análise estatística permitem trabalhar em dois planos distintos as noções de “miséria de condição” e “miséria de posição”, propostas em A Miséria do Mundo.
PALAVRAS-CHAVE: Desigualdades de Classe e Gênero; Periferias; Entrevistas; Miséria do Mundo; Pierre Bourdieu.
Downloads
Referências
ANDRADE, Cleide Lugarini. As lutas sociais por moradia de São Paulo: a experiência de São Miguel Paulista e Ermelino Matarazzo. 1989. 230 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1989.
BOURDIEU, Pierre. A dissolução do religioso. São Paulo: Brasiliense, 1990.
BOURDIEU, Pierre. La misère du monde. Paris: Seuil, 1993.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
CABANES, Robert; GEORGES, Isabel; RIZEK, Cibele Saliba; TELLES, Vera da Silva (org.). Saídas de emergência: ganhar/perder a vida na periferia de São Paulo. São Paulo: Boitempo, 2011.
CHAMPAGNE, Patrick. La Misère du Monde. In: SAPIRO, Gisèle (Org.). Dictionnaire international Bourdieu. Paris: CNRS, 2020.
DANTAS, Adriana Santiago Rosa. A USP da periferia: A participação política contribuindo para desconstruir as lógicas espaciais. Geofronter, Campo Grande, MS, v. 2, n. 5, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/GEOF/article/view/3621. Acesso em: 21 Ago 2023.
FAGUER, Jean-Pierre. Épouse et collaboratrice. In: BOURDIEU, Pierre. La misère du monde. Paris: Seuil, 1993.
FAGUER, Jean-Pierre. Esposa e colaboradora. In: BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Petrópolis, Vozes, 1998.
FERREIRA, Daniela Maria. Filósofos à brasileira: catolicismo e autonomia dos debates intelectuais. 1 ed. v. 1. Campinas, SP: Arte Escrita, 2010.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
IFFLY, Catherine. Transformar a metrópole: Igreja Católica, territórios e mobilizações sociais em São Paulo, 1970‐2000; tradução de Maria Clara Cescato, Henri Decoster, Sebastião Nascimento, com a colaboração de Catherine Iffly. São Paulo: Editora UNESP, 2010.
ILHA, Michele Mazza; LEAL, Sandra Maria Cezar; SOARES, Joannie dos Santos Fachinelli. Mulheres internadas por agressão em um hospital de pronto socorro: (in)visibilidade da violência. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, RS, v. 31, n. 2, p. 328-334. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/rfTDcWZmtM8kVBJvQ4vH7cz/?lang=pt#. Acesso em: 21 Ago 2023.
KOWARICK, Lúcio. A espoliação urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
MARQUES, E. Estrutura Social e Segregação em São Paulo: Transformações na Década de 2000. Dados, v. 57, n. 3, p. 675–710, jul. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/88j99YwHTzk5XgHZnwKBgGz/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 21 Ago 2023.
PEROSA, Graziela Serroni; DANTAS, Adriana Santiago Rosa. A escolha da escola privada em famílias dos grupos populares. Educação e Pesquisa, São Paulo, SP, v. 43, n. 4, p. 987-1004, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/NL8BcBncVfnFCZpjcvsDYHs/?lang=pt. Acesso em : 21 Ago 2023.
PEROSA, Graziela Serroni; DANTAS, Adriana Santiago Rosa MARCON, Helena de Souza; CRUZ, Isamara Lopes Rocha. Transformations of the Working Classes and of the Schooling Supply in São Paulo. Brésil(S) – Sciences Humaines et Sociales, Paris, n. 8, p. 97-121, 2015. Disponível em : https://journals.openedition.org/bresils/1612#text. Acesso em : 21 Ago 2023.
PEROSA, Graziela Serroni; LEBARON, Frédéric; LEITE, Cristiane Kerches da Silva. O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo. Pro-posições, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 99-118, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/th4YMSxnhqH9ZPYZgJMNLfB/?lang=pt#. Acesso em : 21 Ago 2023.
SADER, Eder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo, 1970-80. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
SAYAD, A. A emancipação. In: Bourdieu, Pierre. A miséria do mundo. Petrópolis, Vozes, 1993, p. 673-682.
SPOSITO, Marilia Pontes. A ilusão fecunda: a luta por educação nos movimentos populares. 2. ed. São Paulo: HUCITEC, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.