VIVÊNCIAS DE JUVENTUDES LGBTQIAPN+ NO ENSINO SUPERIOR: ENTRE MARCADORES SOCIAIS DE DIFERENÇA E VIOLÊNCIAS DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80696Palavras-chave:
Marcadores Sociais de Diferença. Violência de Gênero. Juventudes LGBTQIAPN . Ensino SuperiorResumo
Este artigo apresenta percepções de jovens que se auto intitulam LGBTQIAPN+ e que cursam graduação em uma instituição de ensino superior comunitária em Governador Valadares/MG. Com base nos conceitos de violência simbólica de Pierre Bourdieu e de poder disciplinar de Michel Foucault, tais marcadores sociais de diferença (juventudes, identidades de gênero e orientação sexual dissidentes) são relacionados às experiências de violência de gênero. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que utiliza entrevistas semiestruturadas com 10 participantes. Os resultados revelam que, apesar dos avanços nos contextos universitários para se criar ambientes inclusivos e de respeito às diferenças, há necessidade de melhorar a comunicação e o engajamento institucional para apoiar eficazmente as juventudes LGBTQIAPN+.
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