A MISÉRIA DO MUNDO E A REFLEXÃO SOBRE A SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL: A LUTA PELO DIREITO AO LUGAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.76015

Palavras-chave:

Segregação Socioespacial; Desigualdade Social; Docência; Lideranças Comunitárias.

Resumo

Inspirado no livro A miséria do mundo, publicado por Pierre Bourdieu e colaboradores no ano de 1993, este artigo tem como pressuposto desenvolver um duplo objetivo: o primeiro, é colocar sob escrutínio alguns processos de segregação social e espacial ocorridos na cidade de Belo Horizonte - MG, tomando como referência relatos de profissionais docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e depoimentos de lideranças comunitárias que erguem a voz contra a discriminação por endereço; o segundo, procura evidenciar algumas propostas pedagógicas que podem contribuir para transformar escolas periféricas ou segregadas, do ponto de vista socioespacial, em guardiãs das memórias de luta das camadas populares diante dos processos de exclusão e de subalternização social.

 PALAVRAS-CHAVE: Segregação Socioespacial; Desigualdade Social; Docência; Lideranças Comunitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Amália de Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, amalia.fae@gmail.com

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003,) doutorado sanduíche em Sociologia - Paris X - Nanterre (2001) e pós-doutorado em Educação pela Unicamp (2018). Atualmente é professora titular na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola e do LapenSI - Laboratório de Experiências em Formação e Narrativas de Si.

Heli Sabino de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, helisabinooliveira@gmail.com

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação de Minas Gerais. Prof. Adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador da linha de Educação de Jovens e Adultos em Docência e Educação (PROMESTRE) da Faculdade  de  Educação  de  Minas  Gerais. 

Mercia Patrício Grigório Valério, Rede Municipal de Belo Horizonte (SME-BH), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, mercia.patricio@edu.pbh.gov.br

Pedagoga pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Mestra em Educação na linha de pesquisa: Educação Ensino e Humanidades da UFMG (PROMESTRE).  Professora do Ensino Fundamental (anos iniciais) da Prefeitura de Belo Horizonte.

Referências

BOURDIEU, P. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.

BOURDIEU, P. (Coord.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.

BOURDIEU, P. Poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

BLOCH, M. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CARVALHO, J. M. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. Rio de Janeiro: Companhias da Letras, 1998.

DIAS, F. M. Traços históricos e descriptivos de Bello Horizonte. Belo Horizonte: Associação Cultural do Arquivo Público Mineiro, 1997.

ERIBON, D. A sociedade como veredito. Belo Horizonte: Âyne, 2022.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação de uma identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1988.

MINAS GERAES. Decreto n.º 1.435, de 27 de dezembro de 1900. Aprova o regulamento dos mendigos. Cidade de Minas: Imprensa Oficial do Estado de Minas Geraes, 1900. Disponível em: <https://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=DEC&num=1435&comp=&ano=1900>. Acesso em 24 de abril de 2023.

PINHEIRO, E. P. Haussmannização ou haussmannizações?. Europa, França e Bahia: difusão e adaptação de modelos urbanos (Paris, Rio e Salvador). 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 67-87.

SILVA, T. T. Identidades terminais. Petrópolis: Vozes, 1996.

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

CUNHA, M. A. de A.; OLIVEIRA, H. S. de; VALÉRIO, M. P. G. A MISÉRIA DO MUNDO E A REFLEXÃO SOBRE A SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL: A LUTA PELO DIREITO AO LUGAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 326–342, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.76015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76015. Acesso em: 3 maio. 2024.